“O MOZEFO é um espaço onde a sociedade moçambicana encontra-se para debater de forma construtiva os desafios do país”. As falas são Oldemiro Baloi, Ministro dos Negócios Estrangeiros, que procedeu à abertura oficial do fórum em representação do Chefe do Estado, Filipe Nyusi. No seu discurso, Baloi afirmou que o MOZEFO fornece requisitos que permitem influenciar as vidas dos moçambicanos e garantir um futuro melhor para todos. Mas não é apenas isso. O Ministro considera que o fórum é uma janela aberta de moçambique para o mundo, o que se revela com a participação de pessoas de diferentes cantos do mundo, para partilhar seus conhecimentos.
Estendendo cada vez mais o seu discurso para uma dimensão nacional, Oldemiro Baloi disse que o diálogo é aposta do governo para a busca da paz, o que é importante para o desenvolvimento. Assim, o dirigente pediu que o MOZEFO continue a contribuir para a promoção do diálogo, enquanto construção de ideias para o desenvolvimento sustentável.
Oldemiro Baloi aproveitou a ocasião para dize que o governo associa-se à iniciativa da SOICO, almejando ter mais voz activa através da participação dos seus órgãos nos debates.