A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMME) e o Grupo Soico querem melhorar a mobilidade e a segurança rodoviária no país. Para tal, assinaram, hoje, um memorando de entendimento para transmitir vídeos e programas educativos sobre como se comportar na estrada.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EMME, João Ruas, a mobilidade em grandes cidades, como, por exemplo, Maputo, é caótica tanto para os automobilistas como para os peões. Conforme mencionou, “ninguém respeita as passadeiras, as ultrapassagens são feitas de forma irregular e os sinais de trânsito são ignorados”.
Para João Ruas, é preciso corrigir a situação, urgentemente, para evitar acidentes e mortes, e a forma encontrada foi juntar-se ao Grupo Soico.
“A forma que escolhemos como veículo é fazermos spots televisivos através dos quais mostramos como a condução é feita de forma errada e como deve ser feita de forma correcta, assim melhoramos a mobilidade através de uma condução mais rápida e mais segura”, disse João Ruas, PCA da EMME.
Ruas explicou que a escolha da Soico para a implementação da iniciativa se deve ao facto de este Grupo chegar a um grande número de pessoas e de uma só vez, aliado também à responsabilidade e ao comprometimento com esta causa social.
“Nós, como um Grupo de media, temos como missão informar, educar, entreter e servir com qualidade”, por isso “decidimos abraçar o projecto, que é importante para consciencialização dos munícipes e toda a sociedade moçambicana”, referiu Enoque Massango, Director Comercial da Soico.
Massango acrescentou que a estratégia a ser adoptada será a transmissão de conteúdos publicitários através de pequenos vídeos que irão passar ao longo da emissão, como também a criação de um espaço mais abrangente de forma a congregar todos os actores envolvidos no ambiente de segurança rodoviária e mobilidade urbana.
A exibição dos spots e dos programas arranca esta semana.