O País – A verdade como notícia

Emite-se BI de borla na FACIM em Marracuene

Estão a ser emitidos bilhetes de identidade, gratuitamente, na Feira Internacional de Maputo, que decorre em Ricatla, Província de Maputo. Neste primeiro dia, foram emitidos cerca de 200 documentos.

É numa tenda improvisada na parte exterior da FACIM onde está instalada a brigada da Direcção Nacional de Identificação Civil que emite os bilhetes de identidade. A fila é longa, há gente de todas as idades que esperam pela oportunidade de entrar e ter seu documento, tal como foi com David Salomão.

”Vim aqui muito cedo, fiquei na fila, entrei e fui atendido, mas não foi fácil. Não paguei, foi de borla.”
A Direcção Nacional de Identificação Civil, através da sua porta-voz Gilda Lameque, explica que, no acto da emissão do documento, o requerente recebe talão e depois é notificado para levantar o Bilhete de Identidade durante os dias da FACIM.
“Já emitámos, para o dia de hoje, quase 200 bilhetes e estamos a trabalhar para atender a esta toda gente que está aqui. Não estamos a cobrar a emissão dos bilhetes aqui, na FACIM. Como podem ver, há muita gente que está aqui e vamos atender a todos. Os documentos são levantados aqui.”

Há também emissão de passaportes na FACIM, mas estes não são gratuitos. Juca Bata, porta-voz do Serviço de Migração na Província de Maputo, esclarece que houve informações difundidas por desconhecidos a partir das redes sociais, dando conta de que os passaportes serão gratuitos.
“Não é verdade que o passaporte não se paga, estamos aqui a trabalhar e todos estão a pagar pela emissão do passaporte, portanto não sabemos qual é o objectivo da pessoa que difundiu essa informação.”
Outros documentos que estão a ser emitidos são os registos de nascimento e o Número Único de Identificação Tributária (NUIT).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos