O País – A verdade como notícia

Lutero Simango vai ocupar a primeira posição no boletim de voto

Foto: O Pais

Lutero Simango será o primeiro nos boletins de voto da corrida à presidência, ditou, hoje, o sorteio do Conselho Constitucional. Na segunda posição está Daniel Chapo, Venâncio Mondlane na terceira e Ossufo Momade na quarta posição.

Dois dias depois da validação das candidaturas à presidência da República, os quatro nomes aprovados foram a sorteio para a definição da posição nos boletins de voto. E foi pela mão de Lúcia Ribeiro, presidente do Conselho Constitucional, que ficou conhecida a sorte de cada candidato.

“Lutero Simango, candidato presidencial do MDM, ficou em primeiro lugar, Daniel Chapo, da Frelimo, vai ocupar a segunda posição no boletim de voto, Venâncio Mondlane, da Coligação para Aliança Democrática, em terceiro e, por último, o candidato da Renamo, Ossufo Momade.

Ribeiro esteve acompanhada pelo colectivo de juízes do Conselho Constitucional e, no mesmo evento, estiveram três dos quatro mandatários dos candidatos sorteados, que felicitaram a transparência do processo.

Sílvia Cheia, mandatária de Simango, disse que a posição um lhes favorece, até porque, “como nas autarquias, também já estivemos em número um, agora continuamos em número um. Favorece, sim. Eu penso que o que temos de fazer é trabalhar. O MDM já é um partido soberanamente conhecido, mas a posição também é muito boa para nós”.

Para João Muthemba, que esteve no evento em representação da mandatária de Chapo, Verónica Macamo, o sentimento é salutar pela transparência do sorteio. Sobre a posição, não disse muito, apenas garantiu que o importante é o trabalho a ser feito durante a campanha.

“Durante a campanha eleitoral, faremos todo o trabalho de divulgar o posicionamento do nosso candidato no boletim de voto, de modo a que os eleitores saibam em que posição estará o nosso candidato a Presidente da República.”

O mandatário de Venâncio Mondlane não viu o sorteio. No fim do evento, recebeu a deliberação do CC e reagiu ao que ouviu.

“Estamos felizes pela transparência e esperamos que continue até à validação dos resultados das eleições, isto é, quer no próprio dia 9 de Outubro, quer nos dias subsequentes, que irão culminar com a vitória do engenheiro Venâncio Mondlane”, disse Elvino Dias.

Ora, com o seu representado no último lugar, Geraldo Carvalho, mandatário de Ossufo Momade, desvalorizou a posição (abaixo da CAD) e diz que a vitória de Momade é certa.

“Nunca estivemos e nunca vamos estar abaixo de ninguém. O boletim de voto tem que ter posicionamentos. Alguém tem que estar em cima, o outro tem que estar embaixo. A verdade é que quem está no meio, no 2 e 3, são, de certa forma, instáveis, duvidosos. É só ver que o número 1 é o outro. Número 2 é aquele que nós já sabemos que ninguém quer saber desse tipo de gente, porque é a farinha do mesmo saco. Trocam de baixinhos para altos, mas são os mesmos. E o número 3 é um atrapalhado. Por isso está aí, que até anda a fazer-se de quem conhece os dossiers do DDR, mas o número 4 é aquele que estava.”

Recorde-se que, nas eleições de 2019, em que havia apenas três candidatos presidenciais, o candidato da Frelimo ocupou o primeiro lugar, o MDM o segundo e a Renamo, tal como agora, esteve na última posição.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos