A Comissão Política do MDM, que esteve reunida nos últimos dois dias na cidade da Beira, em 9ª sessão ordinária, deliberou encaminhar à mesa do conselho nacional, a responsabilidade da marcação da reunião, cujo pano de fundo será a instalação de novos órgãos do partido, entre eles Comissão Política, secretariado e comissão de jurisdição.
Judite Macuácua, porta-voz da 9ª sessão, e um dos membros da Comissão Política do MDM, explicou que “foi deliberado neste encontro que deve ser submetida a proposta da convocação do Conselho Nacional, a mesa do Conselho Nacional e este, por sua vez, deverá marcar as datas e local onde o evento deverá ocorrer. Oportunamente serão anunciados, pela mesa em referência, todos os detalhes do encontro. Continuaremos com os mesmos órgãos até a eleição dos novos. Naturalmente que haverá mexidas”.
Refira-se que no primeiro dia da reunião, que iniciou neste domingo e terminou no fim da tarde desta segunda-feira, foi aprovado o plano de actividades e orçamento do partido para o presente ano.
Judite Macuácua garantiu que pouco depois de dois meses após a realização do congresso que elegeu o novo presidente, marcado por posições extremas entre os apoiantes de diferentes candidaturas, o ambiente neste momento é saudável.
“Estamos unidos, coesos e estáveis e todos os membros do partido, desde a base até ao topo, trabalham em parceria construindo um Moçambique para todos, que, como sabem, é o nosso slogan”.
A Comissão Política do MDM prestou homenagem a Daviz Simango, que morreu há precisamente um ano, com uma marcha e realização de outras actividades.
“A única forma de homenagear o nosso primeiro presidente, um grande homem que trabalhava para o bem de todos, é continuarmos naquilo que era a sua visão, as suas iniciativas, em suma os seus ideais, tanto no Município da Beira assim como na Presidência do país”, referiu Judite Macuácua.