O País – A verdade como notícia

El- Salvador rompe relações com a República Democrática Árabe Saharaui

O presidente do El-Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado, (15 de Junho), o rompimento das relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD), ao mesmo tempo em que anunciou que as fortalecerá com o Reino do Marrocos.

"Decidimos encerrar as relações diplomáticas com a Frente Polisario, (ou) como se chama, a República Árabe Saharaui Democrática", disse Bukele a repórteres, acompanhado por, Alexandra Hill, Ministra das Relações Exteriores do Salvador e seu homologo marroquino, Nasser Bourita.

O Salvador reconheceu a RASD em 1989, mas as relações formais foram estabelecidas em Junho de 2009 pelo então presidente da Esquerda Mauricio Funes (2009-2014).

Para Bukele, essa ligação com a República Árabe "enfraqueceu" o relacionamento com o Marrocos e o mundo árabe, o que segundo realçou, "não fazia sentido".

O presidente insistiu que "o El-Salvador, de alguma forma  reconhece uma república que não existe" e que "não tem território,  nem povo" e que no mundo árabe é conhecida como Frente Polisario.

Na sequência da decisão, o governo salvadorenho assinou com o Marrocos, acordos de cooperação nas áreas de agricultura, saúde e apoio ao crescimento económico.

"O mais importante é que estamos nos abrindo para relações diplomáticas de cooperações reais e duradouras", disse Bukele.
Por seu lado, o Ministro Bourita saudou a decisão do governo de El- Salvador "por corrigir um erro, uma anomalia, um facto contrário à lógica".

Esta ruptura das relações ocorre depois do Presidente da RASD, Brahim Gali, ter participado no dia 1 de Junho, na cerimónia oficial de tomada de posse de Bukele à presidência da República de El- Salvador.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos