O País – A verdade como notícia

banner_02

Editora Fundza lança concurso de crónicas na cidade da Beira

Há um ano, o ciclone Idai arrasou a zona Centro do país. A fim de enaltecer a capacidade de superação de todo um povo abalado pela calamidade natural, a editora Fundza, localizada na Beira, resolveu organizar um concurso literário que deverá culminar com a edição de uma antologia de crónicas, em Agosto, mês em que a capital de Sofala comemora o seu aniversário.

O grande propósito da iniciativa da Fundza é registar o conjunto de episódios e memórias que as pessoas em geral presenciaram durante e depois do ciclone Idai. Assim, o concurso está aberto a escritores, estudantes, jornalistas, e etc., quer nacionais quer estrangeiros residentes no país. “Decidimos avançar com este concurso de crónicas porque as histórias e memórias ajudam na reconstrução das pessoas”, proferiu Dany Wambire, escritor e editor da Fundza.

Para esta edição, o concurso de crónicas realiza-se com o lema “A reconstrução começa pelas histórias” e o mesmo será lançado oficialmente no próximo dia 14, podendo os textos serem submetidos até 14 de Abril. Despois disso, o júri constituído por Paulina Chiziane (Presidente), Padre Manuel Ferreira, Cristóvão Seneta, Manuel Mutimucuio e Dany Wambire vai trabalhar para seleccionar 25 a 30 melhores histórias, num período de um mês.

Além da possibilidade de os concorrentes selecionados serem publicados em antologia, os mesmos vão concorrer a prémios monetários. Ou seja, o primeiro classificado será distinguido com 15 mil meticais, o segundo com 10 mil e o terceiro com 5 mil meticais.

Portanto, as crónicas deverão versar sobre pelo menos um episódio do ciclone Idai sem que isso afecte a qualidade literária. No máximo, cada texto deve ter entre duas e quatro páginas A4, no formato Times New Roman, espaçamento 1,5. Cada candidato apenas pode concorrer com uma crónica.

A antologia de crónicas será lançada sob a chancela da editora Fundza.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos