O País – A verdade como notícia

Everette Harp e Jeff Lorber em Maputo para celebrar os 135 anos da cidade

Na tarde desta quarta-feira, em Maputo, aterraram os músicos norte-americanos Everette Harp e Jeff Lorber. Os ‘cabeças do cartaz’ da 4ª edição do Festival Standard Bank Acácia Jazz, evento a acontecer esta sexta-feira no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, prometem uma noite esplêndida onde vão revisitar os melhores sucessos, de modo a celebrar os 135 anos da Cidade de Maputo.

Ainda hoje, o saxofonista Everette Harp disse ser a sua primeira vez em Moçambique e, por isso, está entusiasmado, sobretudo por estar acompanhado por Jeff Lorber.

Na sua actuação, Harp e Lorber vão cruzar-se em várias músicas, tendo em conta que têm actuado em conjunto, mas também vão tocar em músicas a solo. O destaque desta performance que junta os dois artistas vai para as músicas do grupo Jazz Funk Soul, juntamente com Paul Jackson Jr, mas que não está em Maputo.

Jazz Funk Soul é um grupo de smooth jazz formado em meados de 2010. O trio que junta Jeff Lorber, Everette Harp e Paul Jackson Jr, a partir de 2017 no lugar de Chuck Loeb, lançou quatro álbuns, indicados Jazz Funk Soul (2014) e More Serious Business (2016), Life and Times (2019) e Forecast (2022).

O Jazz Funk Soul inicialmente apresentava valências dos veteranos Jeff Lorber (teclados), Chuck Loeb (guitarra) e Everette Harp (saxofone). Os músicos destacaram-se como regulares nas paradas de smooth jazz. O vencedor do Grammy, Lorber, trabalhou com vedetas como Kenny G, Dave Koz e Miles Davis. Da mesma forma, Loeb e Harp marcaram muitos álbuns de jazz e trabalharam, respectivamente, com artistas como Eric Marienthal, Fourplaye Stanley Clarke. Eles trouxeram toda essa experiência para o seu álbum de estreia de 2014, o homônimo Jazz Funk Soul on Shanachie. Bem recebido, o álbum rendeu-lhes uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo. Dois anos depois voltaram com o seu segundo LP, More Serious Business.

Os dois artistas vao juntar-se aos moçambicanos Jimmy Dludlu e Leyna Souto. Com este naipe de artistas, avança a organização, estão criadas as condições para, à semelhança das anteriores edições, brindar os citadinos de Maputo e os amantes do jazz de todo o país com um espectáculo memorável.

Através deste evento, espera-se contribuir para a internacionalização da música moçambicana e promover o país como destino turístico de referência, elevando a sua cultura e promovendo o intercâmbio cultural entre músicos e outros fazedores de arte nacionais, em geral, com artistas de diversos quadrantes do mundo.

Importa realçar que a quarta edição do festival Standard Bank Acácia Jazz é realizada em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o Ministério da Cultura e Turismo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos