O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige hoje, no campo da Associação Black Bulls, em Tchumene, Município da Matola, província de Maputo, a cerimónia inaugural da XI edição do Festival Nacional da Cultura.
O evento, que decorre sob o lema “Cultura, a Força que une a Nação Rumo ao Desenvolvimento”, contará também com a participação do Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, como convidado de honra do Chefe do Estado moçambicano, no âmbito da visita de trabalho de dois dias que efectua ao país.
Mais de 1000 artistas de todo país, vão exibir várias expressões artísticas, designadamente: artes plásticas, artesanato, música, cinema, dança, gastronomia, fotografia, moda, literatura, teatro e outras manifestações imbuídas de um inestimável valor simbólico e, impregnadas de conhecimentos seculares que, mais do que proporcionar diversão e lazer, participam do processo de socialização.
A XI edição do Festival Nacional da Cultura que decorre de 23 a 27 de Agosto é realizado pelo Governo de Moçambique e está sob responsabilidade do Ministério da Cultura e Turismo. Dentre vários, o maior objectivo do festival é preservar, desenvolver as artes, a cultura, as tradições das diferentes comunidades moçambicanas, criar uma plataforma de interacção e intercâmbio e de divulgação do rico e diversificado património cultural do país, colocando-o ao serviço da sociedade e do progresso.