O País – A verdade como notícia

Dugongo Cimentos multada em pouco mais de 20 milhões de Meticais

Foto: O País

A Dugongo Cimentos foi multada pela Autoridade Reguladora da Concorrência em pouco mais de 20 milhões de Meticais. A empresa era investigada por indícios de práticas anticoncorrenciais e terá sonegado informação ao Estado. 

Há mais de um ano, empresas produtoras de cimentos uniram-se para denunciar supostas práticas anticoncorrenciais, devido à larga diferença de preço com que a Dugongo fornecia cimento de construção ao mercado nacional.

A Autoridade Reguladora da Concorrência iniciou uma investigação junto de todas as fábricas do sector, mas não conseguiu apurar os factores e acusa a Moçambique Dugongo Cimentos de sonegar e ignorar a todos os pedidos de informação, o que, nos termos da lei, abriu espaço para uma condenação de mais 20 milhões de Meticais.

Contactado pelo “O País”, o PCA da Moçambique Dugongo Cimentos disse, sem gravar entrevista, que a empresa não recebeu nenhum pedido de informação por parte da Autoridade Reguladora da Concorrência.

Confrontada, a autoridade diz que obedeceu a todos os procedimentos oficiais para solicitar a informação, concretamente, documentos físicos e e-mails. Não obtendo respostas, solicitou encontros presenciais.

Luís Vaz de Camões explica ainda que o eventual pagamento não isenta a instituição de prestar a informação solicitada. Aliás, o responsável revelou que a empresa já violou o prazo, de 15 dias, deliberado para o pagamento da multa, pelo que incorre no risco de cobrança coerciva.

A Lei da Concorrência estabelece que, caso haja desobediência no pagamento de uma multa, a pena é executada de forma coerciva por um juiz de execuções fiscais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos