Dois trabalhadores de uma empresa portuguesa subcontratada e que presta serviços na mina de carvão mineral em Moatize, em Tete, morreram quando faziam manutenção de pneus de um camião.
O incidente deu-se por volta das 8h00 desta segunda-feira, quando as vítimas de 29 e 32 anos de idade estavam a calibrar um pneu de camião fora de estrada com ar comprimido. O pneu estourou e um dos componentes atingiu-lhes no pescoço e na cabeça. As duas vítimas morreram no local. Um dos testemunhas, por sinal colega das vítimas que presenciou o facto, diz que foi tudo rápido e não teve tempo para socorrer os colegas.
Os corpos das vítimas foram levados para a morgue do Centro de Saúde de Moatize, unidade sanitária que confirma ter recebido dois corpos, mas refere que a outra vítima mortal foi levada para a morgue do Hospital Provincial de Tete, localizado na cidade onde residia a vítima.
Os familiares das vítimas lamentam o facto e dizem que a empresa está a prestar a assistência necessária.
O jornal O País contactou o Comité Sindical da Mota Engil, empresa onde as vítimas trabalhavam, mas o responsável disse que não tinha permissão para prestar declarações à imprensa. No entanto, O “O País” sabe que ainda decorrem investigações para apurar as reais causas do acidente.

