Uma doença infecciosa e viral está a propagar-se na cidade sul-africana de KwaZulu-Natal, já com 117 casos diagnosticados em crianças, muitas delas nas escolas primárias. A situação que está a preocupar o governo que começou com o procedimento de monitorização.
A doença é nova, assustadora e os seus sintomas estão relacionados com a doença-pe-boca, uma infecção viral contagiosa que provoca sintomas semelhantes aos da gripe, feridas na boca.
Do diagnóstico feito nas últimas 24 horas, pelas autoridades sul africanas, 117 casos foram diagnosticados positivamente em crianças em dez escolas do ensino primário.
“Actualmente, temos 117 casos desde a noite passada, e temos mais de 10 escolas. Estas escolas incluem escolas primárias e centros de desenvolvimento infantil. Mas o que tem acontecido, o que temos visto na maioria das crianças são as bolhas, que é um dos sintomas. As bolhas apareciam dentro da boca, apareciam nas palmas das mãos e na planta dos pés, e isso faria com que a criança tivesse dificuldade em andar e em manusear o que quer que fosse”, afirmam as autoridades.
O departamento pediu aos pais que sejam cautelosos e procurem assistência médica se os seus filhos apresentarem algum dos sintomas entre os três e os cinco dias de infecção.