A Direcção de Identificação Civil reforça mecanismos para travar esquemas existentes na aquisição de Bilhetes de Identidade e Assentos de nascimento, para já anuncia que os utentes que envolvidos também serão responsabilizados criminalmente.
A falsificação de documentos envolvendo funcionários, utentes nacionais ou estrangeiros continua a ser um grave problema para direcção de Identificação Civil, que denuncia a circulação de Assentos de nascimento falsos emitidos em algumas conservatórias.
Sem avançar os nomes dos envolvidos, o porta- voz da DNIC afirma estar em curso acções concretas para neutralizar os funcionários envolvidos.
Nos últimos meses, foram expulsos três funcionários, três foram detidos e outros treze estão a ser processados. Nas acções de combate a corrupção dentro da instituição, a DIC vai passar a responsabilizar os utentes envolvidos em esquemas.
A DNIC diz que continua a trabalhar para reduzir os prazos para entrega dos Bilhetes de Identidade, entretanto os cidadãos continuam a reclamar das falhas na produção do documento.