O País – A verdade como notícia

“Djurtus” jogam em casa do adversário jogos da eliminatória do CHAN-2022

Foto: FUT 245

A selecção nacional da Guiné-Bissau vai disputar o seu jogo, como anfitrião, da última eliminatória de acesso ao CHAN-2022 em casa do seu adversário, a Mauritânia, devido a problemas financeiros.

Estas dificuldades surgem numa altura em que as “Djurtus” estão a um passo de chegar a fase final do CHAN pela primeira vez na sua história, o que os leva a terem uma grande desvantagem em relação ao seu adversário, que vai acolher os dois jogos.

O principal motivo é a falta de verbas para a reabilitação do seu estádio principal, facto que mereceu um “chumbo” por parte da Confederação Africana de Futebol para acolher jogos internacionais e sem verbas para alugar um estádio noutro país.

Segundo uma fonte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau citada pelo jornal portal desportivo local, FUT 245, confirmou que os “Djurtus” farão todos os seus jogos no campo do seu adversário.

“Tendo em conta a situação do nosso estádio (24 de Setembro) não vamos conseguir fazer nosso jogo em casa”, afirmou a fonte, adiantando de seguida que a FFGB solicitou ao governo um aluguer de um outro campo num outro país além da Mauritânia. Entretanto, segundo a citada fonte, o pedido não teve o devido tratamento do governo que alegou a indisponibilidade de verbas.

“Tínhamos feito uma solicitação ao governo no sentido de arranjarmos uma solução sobre o campo onde podemos receber o nosso jogo, mas infelizmente informaram a falta de verba”, disse a mesma fonte.

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau, segundo escreve a FUT 245, queria que os “Djurtus” realizassem o jogo caseiro no Senegal, um país vizinho onde poderá contar com o apoio dos guineenses residentes naquele país.

Sem citar o nome da referida fonte e nem o cargo dentro da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, o FUT 245 refere que o organismo que gere o futebol naquele país lusófono não teve outra solução, senão recorrer a Mauritânia para acolher o seu jogo. “Posto isso, não temos nada além de recorrer à Mauritânia e, agora só nos resta garantir a passagem da caravana para estes dois desafios com a Mauritânia”, explicou a fonte.

Segundo escreve o portal desportivo FUT 245, através da mesma fonte soube que a data do jogo que era prevista para 26 deste mês, foi alterada para o dia 29 do mesmo mês a pedido da Federação de futebol guineense, alegando melhor preparação para estes desafios no solo mauritano.

Para chegar a esta última eliminatória de acesso à fase final do CHAN-2022 que terá lugar na Argélia, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano, a Guiné-Bissau superou a Gâmbia, nas grandes penalidades, depois do empate no agregado das duas mãos. Em solo gambiano os donos da casa venceram por 1-0, mesmo resultado alcançado pelos “Djurtus” na segunda mão, em território senegalês. Nas grandes penalidades a Guiné-Bissau venceu por 5-3.

Caso supere a Mauritânia na eliminatória, a Guiné-Bissau qualifica-se à fase final do CHAN Argélia-2022.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos