O País – A verdade como notícia

Djaaka lança curta-metragem sobre combate às uniões prematuras 

A banda musical Djaaka lançou, esta sexta-feira, na cidade da Beira, um filme de curta-metragem intitulado Laura,  no qual desencoraja as uniões prematuras.

Reconhecida por uma  rica composição musical, desta vez, a Banda Djaaka decidiu surpreender os seus seguidores com um filme de curta-metragem. Intitulado “Laura”, conta a história de uma adolescente de treze anos de idade, que vê a sua infância interrompida por um casamento forçado, numa tentativa de retratar, com sensibilidade e realismo, o impacto destas práticas na vida das raparigas e combater  as uniões prematuras. 

“Escrevemos a letra e fizemos o vídeo clip da tal música, porque queremos repudiar, para desencorajar as pessoas mais velhas a parar de perseguir as nossas irmãs, nossas crianças”, disse o vocalista da renomada banda, Júlio Chissico, que argumenta que as raparigas têm o direito de estudar até que chegue  a idade certa para o casamento.

A opinião foi partilhada pelo seu colega Orlando Chitsumba, que sustenta que esta iniciativa, mesmo que não resolva o problema por definitivo, no mínimo vai ajudar no combate.

Para os espectadores presentes no lançamento, é preciso continuar a difundir a mensagem contra as uniões prematuras. “A mensagem precisa ser difundida para mais locais, escolas, comunidade, para o conhecimento de todos no sentido de ganharmos consciência de que é um mal para a nossa sociedade”, disse Mame Breula. Inácio Chitsumba disse que incentiva a banda a criar com iniciativas do género, porque no seu entender educam a sociedade.

Mas para que a iniciativa traga resultados abrangentes, os seguidores dos Djaaka também devem abraçar a causa, defendeu Júlio Cézar, um dos espectadores. “Se os seguidores dos Djakas, nós os outros que conhecemos o impacto desta actividade, de falar sobre uniões prematuras, combatermos para que isto reduza, eu penso que teremos resultados abrangentes”, defendeu.

Fundada na cidade da Beira, nos anos 2000, a banda Djaaka possui três álbuns, dos quais o último se chama Apasswa Na Mulungo, ou seja, Abençoado por Deus, onde faz parte a música Tangue Yanji, que significa porque agora transformada em filme curta-metragem com título Laura.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos