O governo central tem disponíveis cinco milhões de dólares para reabilitação do único sistema de abastecimento de água na cidade de Mocuba. O anúncio foi feito pelo ministro das obras públicas habitação e Recursos hídricos João Machatine.
O único sistema de abastecimento de água a população da cidade de Mocuba encontra-se obsoleto carecendo de intervenção de emergência. Com as cheias de 2015 este sistema de captação ficou afectado e o ministro das Obras Públicas e Recursos Hídricos anunciou que há financiamento para trabalhos de emergência.
“Os fundos já existem. Estamos a falar de cerca de cinco milhões de dólares que foram disponibilizados pelos parceiros e pelo Governo e neste momento decorre o processo de selecção do empreiteiro que vai reabilitar o sistema. Tudo leva a crer que teremos as obras iniciadas a partir dos finais do mês de Abril”.
E porque está a chover, o sistema apresenta dificuldades para abastecer água à população. Na sequência, a construtora Mota-Engil vai fornecer cerca de 100 mil litros de água através de tanques aos bairros carenciados, acrescendo aos dois sistemas que já tem na cidade.
João Machatine está na Zambézia para avaliar os impactos negativos que a chuva está a causar nas diversas infraestruturas.