Daniel Chapo irá submeter, esta quarta-feira, a sua candidatura a Presidente da República nas eleições marcadas para 9 de Outubro.
Daniel Francisco Chapo, actual governador da província de Inhambane, foi eleito na noite de 5 de Maio, com 225 votos dos membros do Comité Central, o correspondente a 94,1 por cento dos 249 votantes.
A escolha foi o culminar de três dias da sessão extraordinária do Comité Central da Frelimo.
Nos últimos dias, em actos de apresentação pública nas províncias, o candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, garantiu que, em caso de vitória no escrutínio de Outubro deste ano, vai apostar no combate à corrupção, um mal que condiciona o desenvolvimento socioeconómico do país.
Em Gaza, por exemplo, Chapo explicou que o combate à corrupção passa pela transparência, cultura de prestação de contas e educação moral da sociedade.
Já no último domingo, o secretário-geral interino da Frelimo e candidato a Presidente da República assegurou que vai trabalhar com todas as organizações sociais do partido para garantir a vitória desta formação política nas próximas eleições gerais.
Falando perante centenas de membros e simpatizantes do partido na Escola Central da Frelimo, na Matola, Província de Maputo, Daniel Chapo explicou que o partido reconhece o papel das organizações sociais na mobilização do eleitorado.
Daniel Chapo acrescentou que, para o escrutínio de 9 de Outubro próximo, os membros e simpatizantes do partido devem reforçar os níveis de coesão para uma vitória expressiva da Frelimo e do seu candidato a Presidente da República.
Daniel Chapo falava no quadro da Conferência Regional de África para a eleição do candidato a deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de África.