Mais uma vez, Adelino Timóteo encontra-se em Portugal, onde, este domingo, esteve a lançar o seu último livro: “Os Oito Maridos de Dona Luíza Michaela da Cruz”. A cerimónia teve lugar na FNAC de Chiado e vai repetir-se, por assim dizer, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa. Esta é a forma que o autor encontrou para levar a sua escrita além do território nacional, afinal, para Timóteo, a literatura não deve limitar-se às fronteiras geográficas.
Além de Portugal, Adelino Timóteo tem mais um compromisso na Europa, na cidade de Berlim. Na Alemanha, o poeta, escritor e artista plástico vai, igualmente, lançar o seu novo romance “Os Oito Maridos de Dona Luíza Michaela da Cruz”, no dia 30 de Novembro. O lançamento estará enquadrado no colóquio que irá realizar-se sob o tema “Convergências e divergências – a CPLP como espaço cultural e económico e a sua percepção na Europa”, de 29 de Novembro a 1 de Dezembro, na Embaixada do Brasil, com a participação de todos os embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), avança o escritor.
A apresentação de “Os Oito Maridos de Dona Luíza Michaela da Cruz” estará a cargo da investigadora do Centro de Estudos de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doris Wieser.
Na percepção do autor moçambicano, este será um dos momentos altos da divulgação do seu romance, fora do espaço de língua portuguesa.
Neste romance, Adelino volta a efectuar uma viagem ao passado, desenterrando nas margens do Zambeze a incrível personagem Luíza Michaela da Cruz, protagonista da estória que o autor narra. A partir da mulata que consegue gerir sentimentos distintos por oito maridos, Timóteo tece um retrato de uma época em que os prazos do Zambeze enalteceram tanto a figura de algumas mulheres privilegiadas, envolvidas na luta pelo poder. O livro harmoniza realidade com ficção, invertendo a subalternização da mulher que tanto caracteriza as diferentes sociedades africanas e do mundo.
Depois das cidades: Beira, Maputo e Porto (Portugal), chega a hora de Berlim também ler “Os Oito Maridos de Dona Luíza Michaela da Cruz”.

