Brigadas da Inspecção Nacional de Actividades Económicas recolheram produtos fora do prazo que eram vendidos a preços especulativos nas farmácias da cidade de Maputo. Parte dos produtos são líquidos usados como desinfectantes contra o Coronavírus.
Com a propagação do Covid-19 a escala global há uma corrida em busca de produtos de prevenção desta pandemia, com destaque para máscaras, líquidos desinfectantes e luvas.
Nas farmácias da cidade de Maputo (um total de 25 inspecionadas), por exemplo, essa procura deu lugar a inflação de preços e venda de produtos fora do prazo, segundo constatou a Inspecção Nacional de Actividades Económicas, numa acção conjunta com o Ministério da Saúde.
Por outro lado, o comportamento de alguns cidadãos face às medidas de prevenção do novo Coronavírus preocupa os inspectores, pois, há resistência na observância da higienização.
Relativamente aos stocks nos mercados, a Inspecção Nacional de Actividades Económicas garante que não há ropturas de produtos de primeira necessidade e apela a serenidade dos consumidores e comerciantes.