A Confederação Africana de Futebol delimita o dia 3 de Janeiro de 2024 como data limite para as selecções qualificadas ao Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim apresentarem a lista final dos jogadores convocados.
De acordo com o regulamento da prova que terá lugar na Costa do Marfim em Janeiro e Fevereiro de 2024, foram já publicadas as 24 listas provisórias de selecções qualificadas para a competição. Ou seja, cada selecção qualificada para a fase final do CAN enviou já uma lista de pré-convocados, num número máximo de 55 jogadores até ao passado dia 14 de Dezembro de 2023.
Os Mambas, por exemplo, enviaram a lista dos 46 pré-convocados por Chiquinho Conde para a preparação que decorre, até ao momento, com os jogadores que actuam internamente.
A grande novidade para esta edição é que as 24 selecções apuradas poderão apresentar uma lista de 27 jogadores (em vez dos 23 convocados nos torneios anteriores), conforme estipulado pelo Comité Organizador da CAF. A inclusão de quatro jogadores adicionais na lista final é apenas uma opção e não uma obrigação.
Ainda assim, mesmo que uma selecção envie uma lista de 24 a 27 jogadores, apenas 23 deles poderão ser seleccionados para cada partida da prova.
Além disso, o prazo para envio das listas finais dos jogadores convocados por cada uma das 24 selecções apuradas para o torneio é 3 de Janeiro de 2024, exactamente dez (10) dias antes da partida de abertura. Em caso de lesão contraída por qualquer dos jogadores da lista final 24 horas antes do primeiro jogo, a equipa técnica poderá substituir o jogador lesionado, após aprovação do atestado médico pela Comissão Médica da CAF.
O Cam peonato Africano das Nações, CAN, vai decorrer de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024 nas cidades costa-marfinenses de Abidjan, Bouaké, Korhogo, San Pedro e Yamoussoukro.
Os Mambas, recorde-se, estão inseridos no grupo B da fase final, juntamente com as congéneres do Egipto, Cabo Verde e Gana, com as quais joga de forma sequenciada.