O seleccionador nacional vai anunciar a lista dos convocados para os dois jogos diante do Senegal, referentes à terceira e quarta jornadas do grupo L de qualificação para o CAN 2023, na Costa do Marfim. O anúncio será feito via comunicado, uma vez que o seleccionador nacional está em Portugal e vai partir daquele país europeu para Dakar, cidade que vai acolher o estágio da selecção nacional para o embate diante dos Leões de Teranga.
Faltam 10 dias para o embate da terceira jornada da fase de grupos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim, que vai decorrer em Janeiro de 2024, e que Moçambique vai defrontar Senegal, em Dakar.
A preparação para este embate já começou ao nível dos bastidores e da organização do jogo para os Mambas, relativamente à questão da convocatória, para se conhecerem os jogadores confiados por Chiquinho Conde para este embate.
O seleccionador nacional deverá chamar 23 jogadores para esta empreitada que se vai dar a 24 de Março, e serão os mesmos que vão defrontar novamente o Senegal para a quarta jornada, quatro dias depois, em Maputo.
Há cerca de duas semanas, Chiquinho Conde apresentou à Federação Moçambicana de Futebol uma lista com mais de trinta jogadores pré-convocados para esta “Operação Senegal”, numa miscelânea entre os atletas que estiveram no CHAN 2022, na Argélia, e os que actuam no estrangeiro e que geralmente são clientes assíduos dos Mambas.
Por isso mesmo, espera-se que a convocatória não traga muitas novidades, embora a equipa técnica não vá contar com alguns jogadores inicialmente pré-seleccionados e que se encontram lesionados e não poderão dar o seu contributo ao combinado nacional.
Dentre os lesionados “fora do baralho” constam nomes como o do guarda-redes Ernan, dos defesas Reinildo Mandava e Kamo Kamo e do médio Geny Catamo.
Entretanto, dos que actuam internamente e que não estiveram no CHAN, a possibilidade da sua chamada aos Mambas pode ser reduzida, tendo em conta que as provas provinciais se iniciaram há pouco tempo, apenas na Cidade de Maputo, o que dificulta a sua apreciação por parte do seleccionador adjunto, Victor Matine, que se encontra no país.
Assim, os convocados podem não fugir da última convocatória, aquando dos dois embates das primeiras duas jornadas, com excepção dos lesionados.
Recorde-se que, pelo programa de preparação apresentado à FMF, os Mambas se concentram em Dakar a 21 deste mês, terça-feira próxima, com todos os jogadores (que jogam internamente e fora de portas), bem como da equipa técnica, para o arranque dos trabalhos.
MAMBAS EM GRANDE NOS SEUS CLUBES
Para já, os jogadores que poderão fazer parte da convocatória dos Mambas, principalmente os que actuam fora de portas, continuam em grande nos seus clubes e em brilharetes.
Na vizinha África do Sul, os internacionais Dominguez e Edmilson Dove estão em festa após a sua qualificação para os quartos-de-final da Taça local. O Royal AM, do capitão Dominguez, derrotou o Golden Arrows por 3-1, num jogo em que o moçambicano foi titular e ajudou a equipa a alcançar a vitória, tendo sido substituído aos 89 minutos.
Já no Kaizer Chiefs, o lateral esquerdo Edmilson Dove, candidato a substituir Reinildo Mandava nos Mambas, derrotou o Casrics Stars por 2-1. Dove também foi titular na sua equipa e fez os 90 minutos.
Ainda em África, mas em Angola, Lau King continua a fazer a sua história e foi, novamente, titular, na goleada imposta pela sua equipa, o Sagrada Esperança, ao Dragão, por 5-1, tendo contribuído em dois golos.
Já na Europa, em Portugal, os principais jogadores foram titulares nas suas equipas, nomeadamente Witi no Nacional, (empate 2-2 diante do Trofense), Bruno Langa, no Chaves (vitória 2-0 diante do Portimonense), Zainadine Jr., no Marítimo (derrota 3-0 diante do Benfica), e Mexer, no Estoril de Praia (derrota diante do Porto por 3-2).
David Malembane (Lokomotiv Sofia da Bulgária), Reginaldo Faite (Kastrioti da Albânia) e Stanley Ratifo (Pforzheim da Alemanha), também jogaram este fim-de-semana.
Luís Miquissone (Al Ahly do Egipto), Gildo Lourenço (Sporting da Covilhã) e Clésio Baúque (Honka da Finlândia) não somaram minutos nos respectivos campeonatos este fim-de-semana.