O País – A verdade como notícia

Conselho Europeu dá luz verde ao plano de entrega urgente de munições a Kiev

Os chefes de Governo da União Europeia aprovaram, esta quinta-feira, um plano que irá permitir enviar milhares de munições de artilharia, incluindo mísseis, para a Ucrânia, nos próximos 12 meses.

Reunidos em Bruxelas para uma sessão de trabalho dedicada à guerra na Ucrânia, os responsáveis dos 27 países deram o seu aval ao pacote de dois mil milhões de euros, aprovado pelos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros no dia 20 de Março.

Segundo um comunicado divulgado recentemente, a entrega vai ocorrer por meio de “aquisições conjuntas e da mobilização de financiamento adequado” e, igualmente, através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, com o objectivo de fornecer um milhão de munições de artilharia num esforço conjunto nos próximos 12 meses, segundo escreve a RTP Notícias.

Falando sobre o acordo, no início da semana, o responsável pela diplomacia da UE, Josep Borrell, apelou os Estados-membros a consagrar a estas aquisições os dois mil milhões de euros alocados em Dezembro ao Mecanismo, um fundo intergovernamental utilizado desde o início da guerra para fornecer armamento à Ucrânia.

De acordo com a mesma fonte, o acordo prevê que mil milhões de euros venham a reembolsar os Estados-membros que recorram aos seus arsenais para enviar as munições necessárias.

As forças ucranianas irão receber também mísseis para a sua defesa antiaérea com entregas previstas até 31 de Maio.

Outros mil milhões de euros vão ser destinados a acelerar novas encomendas e a encorajar os países a unirem esforços para fazer as compras, através da Agência Europeia de Defesa ou em grupos de pelo menos três Estados-membros.

Por videoconferência, o Presidente ucraniano agradeceu aos líderes europeus pela iniciativa. Sabe-se que Zelensky pediu, ainda, aos líderes europeus aviões de guerra modernos e mísseis de longo alcance para auxiliar a resistência ucraniana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos