O País – A verdade como notícia

Conhecidos sete dos oitos finalistas do CAN de Futebol de Praia

Fotos: CAF

Já são conhecidas as selecções que vão disputar o Campeonato Africano de Futebol de Praia, que vai decorrer em Vilankulo, em Outubro próximo. Malawi e Madagáscar são as duas selecções da região qualificadas para a prova.

Quando se aproxima a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia, que terá lugar em Vilankulo, província de Inhambane, os finalistas também começam a revelar-se.

Depois do sorteio efectuado em Maputo, em Junho passado, a eliminatória, única de acesso à fase final, já aconteceu e as selecções qualificadas, quase todas, já são conhecidas.

Trata-se das selecções de Madagáscar, Uganda, Malawi, Nigéria, Senegal e Egipto, que se juntam a Moçambique para a disputa da fase final do CAN de Futebol de Praia, Vilankulo 2022.

Para completar o número total dos finalistas, que deve ser oito, para que haja divisão de dois grupos de quatro cada, falta apurar uma selecção, que sairá do embate entre Marrocos e Costa do Marfim.

Este jogo só disputou a primeira mão, em Abidjan, que terminou com a vitória dos anfitriões, Costa do Marfim, por 7-6, faltando a disputa da segunda mão, numa data ainda não anunciada pela CAF, depois do pedido feito pelo Marrocos para o adiamento do jogo.

Para garantir a qualificação à prova de Vilankulo, Madagáscar venceu Seychelles por 5-2 e 6-2 no conjunto das duas mãos, perfazendo um agregado de 11-4, o que revela a supremacia desta selecção na região, a par de Moçambique.

Uganda afastou Comores com vitórias por 5-2 e 4-3, agregado de 9-5, enquanto Malawi se beneficiou de mais golos apontados fora, uma vez que o agregado terminou igualado a 8 golos. Os malawianos venceram em casa por 3-2 e perderam fora por 6-5, diante da Tanzânia.

Outra selecção qualificada ao CAN de Vilankulo é a campeã africana, Senegal, que afastou Camarões com dupla vitória de 9-1 e 7-3, e um agregado bem gordo: 16-4. Foi, de resto, o jogo mais desequilibrado desta fase de qualificação.

Já o Egipto teve que sofrer para deixar o Gana para trás, por um golo de diferença, 12-11, no conjunto das duas mãos. Na primeira mão, Gana venceu por 6-5, um golo de diferença, e, na segunda mão, foi a Egipto a vencer por dois golos de diferença, 7-5, e garantir a qualificação.

Por seu turno, a Nigéria beneficiou-se da desistência da Líbia para garantir um lugar em Vilankulo, em Outubro. Moçambique qualificou-se na qualidade de anfitrião da competição e não disputou a eliminatória de acesso.

O Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia, que vai decorrer em Vilankulo, de 21 a 28 de Outubro próximo, qualifica as três primeiras classificadas ao Mundial da modalidade, próximo ano, num país ainda por identificar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos