O País – A verdade como notícia

Conhecidos cinco campeões provinciais da segunda divisão

Trata-se do Estrela Vermelha de Maputo (Cidade de Maputo), Liga Desportiva de Sofala (Sofala), Matchedje de Mocuba (Zambézia), Ferroviário de Pemba (Cabo Delgado) e Real de Cuamba (Niassa), que conquistaram as provas provinciais. Na Província de Maputo, Gaza, Inhambane e Manica, as decisões serão nos próximos dias, enquanto, em Tete e Nampula, ainda haverá a segunda fase provincial

O Estrela Vermelha de Maputo conquistou o Campeonato da Segunda Divisão ao nível da capital do país, de forma virtual, uma vez que a prova ainda vai disputar a última jornada este fim-de-semana.

Os “alaranjados” suplantaram a concorrência de outros candidatos e clubes históricos que se esperava que dessem alguma luta, mas acabaram por baquear na corrida, casos do Desportivo, Maxaquene, Liga Desportiva e outras.

Aliás, essas equipas ficaram aquém das expectativas dos amantes do futebol na capital do país, ao se posicionarem longe do top-3 da tabela classificativa, quando falta uma jornada por disputar.

É que, ao cabo de 29 jornadas, o Estrela Vermelha soma 60 pontos, tem um jogo ainda por disputar, contra 53 da Black Bulls B, que tem dois jogos ainda por disputar. Ou seja, mesmo que os “alaranjados” percam na última jornada diante da Académica, em sua casa, no jogo da coroação, não podem ser alcançados pelos “touros”, que podem fazer, no máximo, 59 pontos.

Na jornada passada, que ditou a conquista do título, o Estrela Vermelha goleou o Costa do Sol B por claros 4-0, enquanto os “touros” levavam de vencida o Matchedje B.

Na classificação, o Estrela é líder com 60 pontos, seguido pela Black Bulls B com 53 e pelo 1º de Maio, com 52 pontos. Liga Desportiva de Maputo, despromovido do Moçambola na época passada, está na quinta posição, com 49 pontos, atrás da Águias Especiais e acima do Maxaquene, sexto.
Também campeão virtual, mas em Sofala, está a Liga Desportiva local, que, ao cabo de 19 jornadas (falta uma para o fim da prova), tem mais quatro pontos que o mais directo perseguidor, o FC da Beira.

A Liga Desportiva de Sofala, que é uma das equipas do topo do futebol em Sofala, alcançou a proeza, sábado passado, após vitória diante do Matchedje da Beira, numa jornada em que o FC da Beira esteve de fora devido ao número ímpar de equipas que disputam a prova.

Se a situação da Liga Desportiva de Sofala está resolvida, quer em termos de conquista do título, quer pela sua qualificação à poule de apuramento ao Moçambola 2024, o mesmo não se pode dizer do FC da Beira, que ainda deve lutar pelo segundo lugar com o Têxtil de Púnguè. As duas equipas estão separadas por três pontos, o FC de Sofala visita o Sports Beira Center, enquanto o Têxtil terá pela frente a Liga Desportiva de Sofala.

Já na Zambézia, é o Matchedje de Mocuba que conquista o “provincial” com larga vantagem sobre os concorrentes. Há uma jornada do fim da prova, os “militares” mostraram interesse em regressar ao Moçambola, vencendo a fase provincial, agora com 38 pontos, mais oito que o directo perseguidor, a Só Protecção de Quelimane.

Aliás, a Só Protecção, que soma 30 pontos, vai discutir a segunda vaga da poule com a Associação Desportiva de Gurué e AD 3 de Fevereiro de Quelimane, ambas com 28 pontos, na última jornada, este domingo.

No Norte, concretamente em Cabo Delgado, o Ferroviário de Pemba venceu no confronto directo com o Desportivo de Pemba, domingo passado, por uma bola sem resposta e conquistou o “provincial”. É que as duas equipas estão separadas por seis pontos, a maior para os “locomotivas”, que, no confronto directo, tem vitória e empate sobre o seu concorrente, a duas jornadas do fim da prova.

Entretanto, o Real de Cuamba foi a primeira equipa a sagrar-se campeã provincial, em Niassa, numa prova que terminou há quase um mês. O Real de Cuamba terminou a prova com 24 pontos, seguido da UD Barreira de Mandimba, que vai a poule, ainda que tenha os mesmos pontos da UD de Mecanhelas.

 

ÁGUIAS ESPECIAIS E FERROVIÁRIO DISCUTEM TÍTULO DE GAZA

Na província de Gaza, o título disputa-se este sábado, quando as Águias Especiais de Xai-Xai, líder com 15 pontos, visitarem o Ferroviário de Gaza, segundo com menos um ponto, em partida da última jornada da prova.

Uma competição disputada por cinco equipas tem uma incógnita em relação ao vencedor devido à irregularidade das equipas. As Águias Especiais, por exemplo, até há duas jornadas atrás, era terceiro, mas aproveitou-se do deslize do Ferroviário para ascender à liderança, graças a duas vitórias consecutivas.

Esta é uma luta que se avizinha cerrada, tendo em conta a rivalidade entre as equipas e os objectivos traçados, com o Clube de Gaza ainda à espreita pela segunda vaga que dá acesso à poule de apuramento ao Moçambola 2024, caso vença a lanterna vermelha, Penitenciária de Mabalane, também no sábado, e Águias Especiais ou Ferroviário percam no jogo entre si.

Será, do resto, uma jornada de grandes emoções que fecha a fase provincial da segunda divisão do futebol moçambicano.

Em Inhambane, ainda há campeonato, com quatro equipas a disputarem  títulos. FC de Homoine (38 pontos), Temusa Costa do Sol da Massinga (36), Billa Shopping da Massinga (36) e União Desportiva de Zavala (35) são os clubes que lutam pelo título, quando faltam por disputar cinco jornadas.

Em Manica, quase o mesmo cenário de Inhambane. Com duas jornadas por disputar, Textáfrica do Chimoio, líder com 41 pontos, tem a concorrência de Mini Mundo de Inchope, segundo com 37 pontos. São as duas equipas que ainda podem conquistar o título provincial, a duas jornadas do fim.
Em Tete e Nampula, terminaram as séries, sendo que, agora, vai entrar para a segunda fase das respectivas provas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos