As selecções da República Centro-Africana e do Congo Brazzaville completaram a lista dos participantes na próxima edição do Campeonato Africano das Nações, Egipto 2023. As duas selecções qualificaram-se pela União das Federações de Futebol da África Central, UNIFFAC, no torneio que terminou na semana passada
São conhecidas as 12 selecções que vão disputar o Campeonato Africano das Nações dos sub-20, depois de mais duas terem garantido as últimas vagas. Trata-se das selecções da República Centro-Africana e do Congo Brazzaville, que terminaram nas duas primeiras posições no torneio regional.
Estas duas selecções juntam-se, assim, a outras 10 que já se haviam qualificado, nomeadamente Egipto (anfitrião), Tunísia, Nigéria, Benim, Senegal, Gâmbia, Uganda, Sudão do Sul, Moçambique e Zâmbia.
ÚLTIMOS QUALIFICADOS VÊM DA REGIÃO CENTRAL DE ÁFRICA
No torneio regional que decorreu no Congo, entre 8 a 14 de Dezembro, quatro selecções disputavam as duas últimas vagas no CAN do Egipto, nomeadamente a República Centro-Africana, República Democrática do Congo, a República do Congo-Brazzaville e os Camarões, então detentores do título.
A competição teve três jornadas, com a formação do Congo Brazzaville a terminar em primeiro lugar com sete pontos, depois de derrotar a República Democrática do Congo e a República Centro Africana, respectivamente por 3-0 e 3-1, e um empate com os Camarões a um golo.
Já a República Centro Africana garantiu a qualificação ao terminar em segundo lugar com seis pontos, frutos de duas vitórias, respectivamente diante da República Democrática do Congo e Camarões, e uma derrota da República Centro-Africana.
Os então detentores do troféu regional, os Camarões, sucumbiram e terminaram na terceira posição com apenas dois pontos, ficando na cauda a República Democrática do Congo, com apenas um ponto.
Na edição passada do CAN de sub-20, a República Centro-Africana foi eliminada nos quartos-de-final pela Gâmbia e têm, agora, uma oportunidade de corrigir os erros e procurar chegar ao pódio continental.
As duas selecções completaram agora a lista das classificadas para o TotalEnergies U20 AFCON 2023, juntando-se aos anfitriões Egipto, Tunísia (qualificado pela região norte), Nigéria e Benin (ambas da zona Oeste B), Senegal e Gâmbia (da zona Oeste A), Uganda e Sudão do Sul (representantes da zona Centro-Este), Moçambique e Zâmbia (qualificados na região austral).
O vencedor da última edição do CAN de sub-20, o Gana, não conseguiu a qualificação para disputar a sua própria sucessão, após sucumbir na zona Oeste B, quedando na última posição do seu grupo zonal, atrás da Nigéria, qualificada, e Burquina Faso.
O CAN da categoria de sub-20 tem como maior vencedor a Nigéria, que conquistou a prova por sete ocasiões, seguida do Gana e Egipto, com quatro cada, Camarões, Mali, Zâmbia, Argélia, Marrocos, Angola e República do Congo com uma conquista cada uma delas.
Moçambique vai fazer a sua segunda aparição na prova continental, nesta categoria, depois da sua primeira e única participação registada ano passado, na Mauritânia.
O Campeonato Africano de Nações de sub-20 terá lugar no Egipto, de 19 de Fevereiro a 11 de Março de 2023.
GRUPO IQUEBAL CONQUISTA “NACIONAL” DE FUTSAL DESTE ANO
O Grupo Desportivo Iquebal, da Cidade de Maputo, conquistou o campeonato nacional de futsal, após vencer, na final, a Escola de Condução do Planalto, de Manica, por 3-0.
Foi, de resto, uma prova que teve algumas situações, que levam à conclusão do velho ditado: depois da tempestade vem a bonança!
É que a meio da prova, que decorreu em Maputo neste mês de Dezembro, os clubes de fora de Maputo denunciaram uma alteração da matriz de jogos a eliminar, a partir dos quartos-de-final, que para eles beneficiava as equipas da Cidade de Maputo. Mas o bom senso vincou, a situação ficou ultrapassada e os jogos prosseguiram, mesmo depois da ameaça de boicotar a disputa dos quartos-de-final.
E este domingo disputou-se a grande final da prova, com o então campeão nacional, Escola de Condução do Planalto de Manica, conquistada ano passado, a defrontar o Grupo Desportivo Iquebal de Maputo, esta última a que mais troféus tem no país.
A superioridade da turma da capital evidenciou-se desde cedo e acabou por sair vencedora no fim do jogo, por 3-0, recuperando a hegemonia nesta modalidade.
Mas individualmente foi a Escola de Condução do Planalto de Chimoio a ser mais forte, com Edson Lamarques e ser coroado melhor marcador, com 15 golos, enquanto Hugo Rodrigues, que também é o capitão da equipa da capital de Manica, ficou com o prémio de guarda-redes menos batido, com 13 sofridos.
Já a Padaria Ayan ficou com o prémio de equipa Fair Play da competição.
Na classificação final, o Atlético de Moçambique ficou com a medalha de bronze depois de derrotar a Liga Desportiva, por 4-3, na partida de atribuição do 3.º e 4.º classificados.