A Renamo diz que Ossufo Momade é o candidato do partido às eleições presidenciais, mesmo sem deliberação do Conselho Nacional. O porta-voz do partido fala de tentativa de descredibilizar a actual liderança em nome de interesses pessoais.
Acrescenta que concorrer às eleições autárquicas não é suficiente para as pessoas se considerarem melhores que o Presidente da Renamo.
O porta-voz da Renamo, José Manteigas, concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal O País para explicar o ambiente que se vive dentro do partido Renamo.
Questionado sobre a possibilidade de surgimento de outros candidatos no Congresso e Conselho Nacional, o porta-voz disse que Ossufo Momade é o único candidato com requisitos para a corrida.
“É a única figura. O Presidente Ossufo Momade deu amostras de capacidade. Damos o exemplo do DDR, muitas pessoas andaram a criticar, inclusive diziam que o DDR não teria pernas para andar, mas ele levou a bom porto e hoje estão aí os nossos desmobilizados, alguns com pensões e outros à espera de pensões”, argumentou.
Mesmo tendo feito o anúncio, José Manteigas assume que a candidatura de Ossufo Momade pode não ser consensual. Aos que apontam outras potenciais figuras internas candidatos, fala de uma tentativa de descredibilizar o actual líder.
“Nós sabemos que há tentativa de descredibilizar o Presidente Ossufo Momade, porque alguns estão no partido para atingir objetivos pessoais e não os interesses do partido Renamo, por isso mesmo estas pessoas estão a criar tentáculos de instabilidade interna, mas não vão a lado nenhum, porque este partido tem bases sólidas e conhece as pessoas que estão comprometidas com a causa da Renamo”, disse Manteigas.
E não terminou por aí: “Só porque tivemos um grande resultado em Maputo, quer dizer que o candidato é melhor que o Presidente, aquele que ratificou a sua indicação para a Cidade de Maputo? E aqueles outros, onde nós ganhámos, não têm capacidade? Quando se diz que Venâncio tem de ser o candidato, ouviram onde, onde foi deliberado? Mesmo estes analistas ouviram de que órgão de que o Venâncio tem que ser candidato?”, questionou Manteigas.
O porta-voz da Renamo acrescenta que, historicamente, o líder do partido é o candidato à corrida presidencial.