O País – A verdade como notícia

Comité Central da Frelimo reúne-se amanhã na segunda sessão ordinária

A realização ou não das eleições distritais em 2024 não será tema de debate no Comité Central da Frelimo a realizar este fim-de-semana. Entretanto, o partido reitera que o debate sobre o assunto deve ser feito por todos. O partido estará reunido entre sexta-feira e sábado para discutir a saúde interna.

A Frelimo chamou os jornalistas esta quinta-feira, para anunciar a realização da segunda sessão do Comité Central do partido, órgão de decisão mais importante do partido abaixo do Congresso.

Embora não seja tema de debate na sessão, a porta-voz falou da importância do envolvimento de todos nas reflexões sobre as eleições distritais previstas para 2024.

“Todos deverão participar deste processo para que tenhamos um entendimento comum de como é que se deverá levar adiante o processo de descentralização. A nível do partido, temos estado a realizar estas discussões olhando para todas as facetas do processo. É preciso olhar para o lado económico, entre outros aspectos, para chegarmos à conclusão de qual é a melhor opção para o país”, explicou Ludmila Maguni, porta-voz do partido Frelimo.

A ser dirigida pelo presidente do partido, Filipe Nyusi, Maguni fez saber que a sessão do Comité Central vai, entre vários pontos, avaliar o desempenho dos municípios, numa altura em que se avizinham as eleições autárquicas.

“É preciso analisarmos o trabalho que os municípios têm estado a fazer desde as eleições passadas e garantir que as promessas estão a ser efectivadas, pois o nosso trabalho só é relevante quando conseguimos responder às promessas feitas às populações”, disse a porta-voz.

Na sessão, os membros do Comité Central vão analisar a saúde interna do partido, ou seja, “iremos ouvir o relatório da Comissão Política, iremos olhar para o plano quinquenal do partido 2022–2027 e para o plano de actividades e orçamento para o presente ano”.

O Comité Central da Frelimo é composto por 230 membros, e a segunda sessão decorre na Escola Central do Partido, na Matola.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos