O País – A verdade como notícia

Comissão eleitoral sul africana nega adiar anúncio de resultados

Foto: Business Live

O anúncio dos resultados eleitorais sul-africanos está marcado para às 18 horas de hoje e vai acontecer. A garantia foi dada por Mosotho Moepya, Presidente da Comissão Eleitoral deste país vizinho, em resposta as exigências de Zuma e mais 25 partidos que pediram adiamento.

Para a Comissão Eleitoral Independente da África do Sul “não se deve atropelar a Constituição sul-africana para se resolverem outros problemas”, então o calendário eleitoral vai seguir inalterado e ainda no final da tarde deste domingo os resultados serão anunciados.

“Como tínhamos planeado anunciar os resultados neste domingo, estamos a trabalhar nesse plano. Tenho a certeza que todos estão familiarizados com o previsto no artigo 119 da Constituição. Essa norma exige e determina que temos que anunciar os resultados das eleições o mais cedo possível, depois do processo eleitoral. E nós temos que respeitar essa previsão legal, entre outras. E nisso entregamos todas as nossas energias, todos os nossos recursos para certificar que respeitamos essa norma constitucional.”

Moepya garantiu também que as reclamações não serão ignoradas e todo processo eleitoral será tratado de forma justa e ética. “Isso está relacionado a pergunta que foi feita de se não estamos a subestimar as reclamações. Não, não estamos. Tínhamos indicado antes que vamos analisar tudo que aconteceu, sem mudar os planos. Algumas dessas coisas temos que aceitar, vem do trabalho. A constituição exige-nos que para ser membro dessa comissão devemos agir sem medo, sem favorecer e nem prejudicar”, garantiu.

Aliás, ao se confirmarem os resultados, o Congresso Nacional Africano, no poder desde o fim do “apartheid”, perde a maioria absoluta pela primeira vez em 30 anos de governação, contudo continua a ser o partido mais votado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos