A Comissão eleitoral do Quénia confirmou que ocorreu uma tentativa, sem sucesso, de ataque informático ao seu sistema durante as eleições presidenciais de terça-feira.
O responsável pela Comissão eleitoral, Ezra Chiloba, disse que os resultados totais das eleições presidenciais devem estar disponíveis a partir de amanhã, uma contagem que deverá ser comparada com as listas eleitorais antes de serem divulgados publicamente, afastando a hipótese de declaração antecipada de um vencedor.
Por seu turno, o presidente da Comissão eleitoral, Wafula Chebukati, também confirmou a divulgação dos resultados totais do escrutínio para o início da tarde de sexta-feira.
Em paralelo, os chefes das missões de observadores da União Europeia, União Africana e Commonwealth coincidiram em que as eleições de terça-feira respeitaram as normas internacionais e apelaram à calma até que termine a contagem dos votos.
O processo foi perturbado com acusações do líder da oposição e candidato presidencial Raila Odinga de manipulação informática da contagem para favorecer o presidente Uhuru Kenyatta.
Os resultados parciais das eleições de terça-feira, baseados na contagem de 97,5% das assembleias de voto, dão vantagem ao presidente Kenyatta.