O País – A verdade como notícia

Comentadores e telespectadores da Stv desejam que o canal continue a ser uma referência

A Stv não foi feita apenas pelos profissionais que produzem as matérias jornalísticas, mas também pelos comentadores que, através das suas visões, ajudaram a moldar a opinião pública. O “O País” ouviu como a STV é vista na perspectiva dos telespectadores e comentadores.

São 20 anos da Stv, e fez-se diferente, procurou-se perceber como o canal é percebido pelos telespectadores. Essina Argentina, moradora de Mafalala, abriu as portas de sua casa, e com uma pontinha de saudades, recordou dos primeiros programas que a marcaram.

“Lembro-me do programa Globo Ecologia, Globo Ciência, acho que passaram entre 2004 e 2005. Acho que eram difundidos aos sábados. Eu gostava muito do Globo Ecologia, porque falava das plantas e sobre a natureza, no geral”, detalhou, mas não terminou por aí. “Existia o programa Tindzava e Tribo Júnior. Eu era viciada pelo programa Tindzava. Lembro-me que regressava da escola, por volta das 17h00, e ficava preparada na televisão só para ver aquele programa. Mas também assisti muito ao Fama Show, Teca na TV e Sítio do Pica-Pau Amarelo”, recordou.

A telespectadora revela ainda que as novelas também a marcaram. “A novela que mais me marcou foi Senhora do Destino. Essa novela não sai da minha cabeça, eu ainda era muito pequena, mas marcou-me bastante porque a minha avó gostava muito.”

Voltando ao presente, a telespectadora revela que ainda se identifica com os projectos do canal. “Gostamos dos projectos que o Grupo cria, como o MozGrow, MozTech. Lembro-me do projecto Árvore Amiga que era muito bom e, por mim, deveriam voltar a replicar o projecto.”

Tal como Essina, Elias Jocoma, natural da Zambézia, é telespectador assíduo da STV. “Gosto muito de ver o Jornal da Noite. Fico maravilhado quando vejo notícias sobre Mocuba, minha terra natal.”

VENÂNCIO E GANI REVIRAM “COM NOSTALGIA” ALGUNS DOS SEUS COMENTÁRIOS NA STV

A Stv foi também edificada com o contributo de vários analistas e comentadores. Agora, com 78 anos de idade, o advogado Abdul Gani lidou com vários casos quentes do país, como do assassinato do jornalista Carlos Cardoso, do caso Aeroportos de Moçambique, Embraer e, agora, das dívidas ocultas. Além dos seus trabalhos mediáticos, Abdul Gani foi, por vários anos, comentador deste canal. Depois de ver imagens antigas das suas contribuições, Gani ficou emocionado.

“Vejo essas imagens e fico com saudades e nostalgia. Isso faz parte do meu percurso como advogado. A Stv é um canal que surgiu num momento da sociedade moçambicana em que era necessário ter outros pontos de vista, outra visão. O canal veio com dinamismo e inovação.”

Quem também colaborou durante anos como comentador da Stv é Venâncio Mondlane. Induzido a ver as suas intervenções antigas no canal, ficou impressionado com o seu aspecto físico. “Foi na Stv onde a minha responsabilidade, como comentador, fica acrescida. Foi nesse canal onde me defino, de forma mais clara, como analista político.”

Os nossos entrevistados deixaram uma mensagem de carinho: “Quero desejar felicidades e sucesso e que continuem a trabalhar, uma vez que é um grupo de média mais importante que o país tem e que continue a ser uma referência que todos nós precisamos de ter, ouvir e ver”, desejou Gani.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos