O País – A verdade como notícia

Cólera mata duas pessoas em Pemba e preocupa autoridades sanitárias

A cidade de Pemba já tem casos de cólera, e as autoridades de saúde apelam à população para reforçar as medidas de higiene individual e colectiva. O surto de cólera em Pemba foi confirmado pelas autoridades sanitárias na primeira sessão do Comité Operativo de Emergência de 2026.

De acordo com Edson Fernando, médico-chefe provincial de Cabo Delgado, os primeiros casos foram diagnosticados entre os dias 5 e 6 de Janeiro corrente, onde testaram três e oito casos respectivamente, dos quais seis se revelaram positivos.

“E, da investigação que foi feita pela equipa ecológica, foi possível identificar o foco de infecção, que é o acampamento unifamiliar, onde estavam concentradas cerca de 52 crianças na actividade do direito e ritos de iniciação, e, dessas 52 crianças, algumas vieram do distrito de Metuge”, explicou Edson Fernando.

Da lista que foi partilhada pelo padrinho do rito de iniciação, que estava a apoiar as crianças, algumas delas provinham da aldeia de Império, segundo deu a conhecer o médico-chefe provincial de Cabo Delgado.

A cólera em Cabo Delgado começou em Dezembro do ano passado, no distrito de Metuge, e, de acordo com Edson Fernando, neste momento, foram abertos dois centros de tratamento, sendo um em Pemba e o outro em Nanlia, em Mecúfi.

“Actualmente, encontram-se internados nesses dois centros de tratamento de cólera, sete doentes, sendo quatro a nível do centro de tratamento de cólera em Pemba e três no centro de tratamento de cólera em Nanlia”, anunciou Edson Fernando.

De acordo com o trabalho de produção de casos epidemiológicos na província de Cabo Delgado, a última semana de Dezembro foi de pico de registo de casos, e quase todos os diagnosticados foram reportados em Metuge. 

Em menos de um mês, Cabo Delgado registou 349 casos de cólera, e duas pessoas perderam a vida, devido à doença que anualmente afecta a província.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos