O País – A verdade como notícia

CNSS no trilho do Ferroviário, Costa do Sol bate-se com AS Ville nos “quartos”

Ferroviário de Maputo vai defrontar, na quinta-feira, o CNSS da República Democrática do Congo nos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, enquanto o Costa do Sol vai bater-se com AS Ville Dakar do Senegal.

Num grupo do qual faziam parte quatro equipas, o campeão em título fez o pleno com três vitórias em igual número de jogos! Isto, de resto, a imitar a campanha feita na edição de 2019, no Cairo, Egipto, na qual se sagrou campeão sem sequer perder um jogo.

O que é certo é que a equipa de Nasir “Nelito” Salé fechou as contas do grupo com uma vitória apertada, hoje, diante do Sporting Alexandria por 79-70. Frente a um conjunto com peso e altura, o Ferroviário de Maputo procurou condicionar o seu adversário no interior, evitando, neste caso, que as bolas entrassem para as postes. As “locomotivas” até fugiram no resultado para 14 pontos, mas, depois, viram-se condicionadas com faltas das suas atletas que jogam no interior.

Mais, o Ferroviário de Maputo procurou, por outro lado, contestar os lançamentos exteriores das egípcias, que, diga-se, conseguiram ir buscar uma diferença de 14 pontos e reduziram para 1. Mas, a experiência do Ferroviário de Maputo no final foi determinante para o desfecho do jogo. Determinante foi também a acção de Stefânia “Papelão” Chiziane com 15 pontos, assim como da base americana Chelsey  Shumpert com um tiro exterior fatal com 1:30 minutos por se jogar, altura em que o marcador estava apertado: 74-70.

Na estreia na prova, o Ferroviário de Maputo venceu com facilidade o APR do Ruanda por 78-45. Depois, na segunda jornada, a 12 de Dezembro, as campeãs africanas em título derrotaram o AS Ville de Dakar por 62-53.

Assim, na qualidade de primeiro classificado, o Ferroviário de Maputo vai jogar com o CNSS da República Democrática do Congo.

COSTA DO SOL COM AS VILLE DAKARUma vitória  hoje diante do BBC Energie do Benin, por 67-63, em desafio da 4ª jornada do grupo “A” da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, coloca o Costa do Sol na 2ª posição do grupo “A” com 9 pontos, menos um que o Interclube de Angola. Desta forma, o Costa do Sol vai disputar o acesso às meias-finais do Campeonato Africano de clubes diante do AS Ville Dakar do Senegal,  terceiro classificado do grupo “B”.

O Costa Sol, feitas as contas, somou quatro vitórias e uma derrota. As campeãs nacionais entraram com o pé direito com uma vitória diante do CNSS da Repúblcia Democrática do Congo, por 69-51.

Depois, na segunda jornada, no sábado, perderam diante do candidato ao título Interclube por 72-57. O Costa do Sol redimiu-se do desaire com uma vitória sobre o KPA do Quénia por 73-62.

Já na quarta jornada, o conjunto de Leonel “Mabê” Manhique venceu o BBC Energie do Benin por 67-63.

As senegalesas contabilizaram quatro pontos, nas contas finais, em resultado de duas derrotas e uma vitória. O adversário do Costa do Sol nos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol estreou-se na prova na passada sexta-feira, 10 de Dezembro, com uma derrota diante do Sporting Alexandria do Egipto, por 66-50.

Depois, na segunda jornada, o AS Ville Dakar perdeu frente ao Ferroviário de Maputo por 62-53, num duelo em que a equipa moçambicana liderou em todos os quartos com os parciais de 17-12, 26-11, 19-11 e 11-8.

Veio a terceira  e última jornada, veio a única vitória na fase regular. Diante do APR do Ruanda, o AS Ville de Dakar venceu por 20 pontos: 57-37.

As senegalesas, com muita disponibilidade física, controlaram o primeiro, ao vencerem pelo parcial de 16-7, tendo depois liderado também no segundo com parcial de 15-10. Já no terceiro quarto, o APR do Ruanda liderou com um parcial de 12-10. No quarto quarto, houve registo de um parcial de 16-8 favorável às senegalesas.

ARTUR COMBOIO DEIXA AD VILANKULO

A Associação Desportiva de Vilankulo anunciou, hoje, na sua página da rede social “Facebook” que não vai renovar o contrato com Artur Comboio, técnico que assegurou a manutenção dos “hidrocarbonetos” no Moçambola.

Em comunicado, o clube refere que “A Direcção da Associação Desportiva de Vilankulo, na reunião mantida esta terça-feira, decidiu não prorrogar o vínculo contratual que era vigente até final de Dezembro com a actual equipa técnica liderada por Artur Comboio, Pedro Mamba e  Rodrigo Gulube, treinadores principal, adjunto e de guarda-redes, respectivamente”, refere a nota. A Associação Desportiva de Vilankulo indica ainda que, oportunamente, irá pronunciar-se sobre a nova equipa técnica.

O jovem técnico Artur Comboio foi apresentado, a 22 de Julho, como treinador da Associação Desportiva de Vilankulo, em substituição de Eurico da Conceição, treinador que foi “corrido” por alegados maus resultados.

Comboio deixara o despromovido Incomáti de Xinavane na  penúltima posição com apenas um ponto, para além de um saldo de um golo marcado e nove golos sofridos.

No final, a AD Vilankulo assegurou a manutenção no Moçambola ao terminar na 9ª posição com 26 pontos. Os “hidrocarbonetos” derrotaram, na ronda final da prova, o Matchedje de Mocuba por 3-2, terminando a prova com sete vitórias, dez derrotas e cinco empates.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos