O País – A verdade como notícia

CNDS preocupado com elevado índice de sinistralidade no país

O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu, hoje, em Maputo, a X Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS), que teve como pontos de agenda, entre outros, a situação da ordem e segurança pública; a avaliação do desempenho da Força Local e a promoção de membros das Forças de Defesa e Segurança.

Segundo um comunicado da Presidência da República, o Conselho Nacional de Defesa e Segurança congratulou as Forças de Defesa e Segurança pelo esforço abnegado na reposição da ordem e segurança pública no Teatro Operacional Norte, facto que culminou com a desactivação da base de Catupa e o enfraquecimento da acção dos terroristas.

A nota refere ainda que o Conselho Nacional de Defesa e Segurança encorajou as Forças de Defesa e Segurança e seus parceiros a envidarem mais esforços, no sentido de garantir a manutenção da paz e segurança das populações e seus bens.

O órgão manifestou preocupação pelo elevado índice de sinistralidade rodoviária, facto que tem semeado luto nas famílias moçambicanas e provocado danos materiais avultados.

Assim, o órgão instou as instituições competentes a reforçarem as medidas de fiscalização, bem como a responsabilização dos prevaricadores do Código da Estrada e outros instrumentos legais.

O Conselho Nacional de Defesa e Segurança saudou o desempenho e o sentido patriótico da Força Local na província de Cabo Delgado, facto que concorre para melhoria da segurança das populações nos distritos afectados pelo terrorismo. No quadro da revitalização das Forças de Defesa e Segurança, nos termos da Lei nº 13/2019 de 23 de Setembro, o órgão pronunciou-se favoravelmente à promoção dos oficiais das Forças de Defesa e Segurança para o desempenho de tarefas a vários níveis.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos