O Presidente da República partiu esta terça-feira para o Vaticano, onde vai efectuar na quinta e sexta-feira, uma visita oficial de dois dias.
É uma visita histórica de Filipe Nyusi ao Vaticano, pois trata-se da primeira ida do Presidente da República àquele Estado, que mantém laços históricos com Moçambique há mais de vinte anos. O Chefe de Estado será recebido em audiência pelo Papa Francisco, onde serão abordados assuntos como paz, educação, entre outros temas sociais.
José Pacheco, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, realçou, na partida do estadista, o papel da Igreja Católica no país, tanto na educação, através da implantação da Universidade Católica e outros centros de aprendizagem, como na socialização dos moçambicanos, por intermédio da Comunidade de Sant’Egidio.
O Presidente da República irá manter ainda um encontro com a comunidade moçambicana residente em Roma.
Para o núncio apostólico do Vaticano em Moçambique, a ida de Filipe Nyusi ao Vaticano reforça os laços de cooperação entre os dois Estados. Edgar Peña Parra disse que a recepção do Papa Francisco a Filipe Nyusi marca um passo importantíssimo nas relações de solidariedade entre Moçambique e o Vaticano.
Nesta visita, o Presidente da República faz-se acompanhar pela sua esposa, Isaura Nyusi. Estiveram no Aeroporto Internacional de Maputo para se despedir de Filipe Nyusi membros do Governo, algumas figuras do corpo diplomático, entre outras individualidades.