O número de óbitos subiu para dois, em duas semanas, mas o número de pessoas que dão entrada no Centro de Tratamento da Cólera (CTC), na cidade de Nampula, reduziu. Neste momento, há 16 pessoas internadas.
Se antes 80% dos casos de cólera eram reportados a partir do bairro de Carrupeia, agora há outros bairros a contribuírem com mais casos, segundo o chefe do Departamento provincial de Saúde Pública na província de Nampula, Avalinho Geraldino.
“Neste momento, para além de Carrupeia, estamos a registar casos nos bairros de Napipine, Namicopo e Muatala, o que significa que o foco já está a alastrar-se”, disse o responsável e sublinhou que “estamos a ter uma tendência ligeira de redução do número de casos. Estamos a dizer que vínhamos registando um número médio de 15 pacientes que entravam diariamente, mas há três dias percebemos que há uma redução deste número de casos. Só para citar, nas últimas 24 horas, registámos 11 pacientes que entraram no CTC, o que mais nos preocupa é que boa parte são pacientes que entram com um quadro severo de desidratação”.