O País – A verdade como notícia

Reduzem casos de cólera no país

Reduziu, em cerca de 600 casos, a média diária de infecções por cólera no país, da primeira metade de Março até finais de Abril. A informação foi dada hoje pelo ministro da Saúde, que revela, no entanto, que há ainda que se manter o sistema de vigilância.

Desde a sua eclosão, em Setembro do ano passado, a cólera já se alastrou para 10 províncias e causou 127 mortes, dos mais de 29 mil casos registados da doença.

Esta é, para o ministro da Saúde, Armindo Tiago, a maior epidemia de cólera registada no país nos últimos 20 anos.

“O impacto negativo dos eventos climáticos extremos que degradam o saneamento do meio e afectam o acesso à água potável, associados à elevada mobilidade de pessoas, bem como os aspectos de natureza sócio-cultural, são factores que têm contribuído para o recrudescimento da doença no nosso País”, disse Tiago.

A vacinação foi uma das estratégias introduzidas, no mês de Fevereiro, para conter novos casos da doença e já abrangeu mais de dois milhões de pessoas, nas províncias de Niassa, Tete, Zambézia, Manica, Sofala e Gaza. Tal permitiu a redução de casos da doença.

“O impacto destas acções combinadas se reflecte na melhoria da situação epidemiológica da Cólera que temos assistido nas últimas semanas no nosso país. A título de exemplo, o número semanal de casos reduziu de 5.106 casos na semana epidemiológica 12, para 870 na última semana epidemiológica (semana 17)”, revelou o ministro deixando um alerta para que as populações continuem vigilantes, pois “ainda não é o momento de baixarmos a guarda, pois ainda permanecem importantes focos de transmissão em várias regiões do país”.

Armindo Tiago disse, na ocasião que, ainda este ano, o sector da saúde poderá submeter ao Parlamento, o Plano Nacional de Acção para a Eliminação da Cólera

“Trata-se de um plano ambicioso que pretende consolidar a abordagem multissectorial e preventiva da resposta à Cólera, cuja materialização vai exigir o envolvimento de todos os sectores-chave”.

O governante falava, esta terça-feira, na Cidade de Maputo, na abertura de uma reunião de quatro dias, que juntou mais de 70 especialistas internacionais na área da cólera com o objectivo de buscar respostas à doença.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos