O ciclone tropical Freddy poderá alcançar o continente esta noite ou na madrugada de amanhã, sendo os distritos de Govuro e Vilanculos, em Inhambane, o provável ponto de entrada. O Instituto Nacional de Meteorologia diz que o ciclone tende a enfraquecer, mas prevêem-se ventos e chuvas fortes.
Depois de uma longa viagem pelo Sul do Oceano Índico, o ciclone tropical intenso, denominado “Fredyy”, está em aproximação ao continente. Govuro e Vilanculos poderão ser a porta de entrada na noite desta quinta-feira ou durante a madrugada desta sexta-feira.
“Os seus efeitos já se fazem sentir naquela faixa costeira; esperamos que entre de manhã, mas, neste momento, os seus efeitos já se fazem sentir naquela”, avançou Arcénio Mundo, porta-voz do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
Segundo aquela entidade, o sistema vai enfraquecer ao chegar ao continente e vai gerar mais precipitação. “Esse sistema vai ficar ligeramente estacionário durante três ou quatro dias no continente e vai gerar muita chuva e precipitação na região de Gaza, no sul de Manica, em Inhambane e alguma precipitação de Maputo, durante o fim-de-semana” acrescentou Arcénio Mundo.
Além de Inhassoro e Vilankulo, serão afectados os distritos de Funhalouro, Mabote, Homoine, Morrumbene, Massinga, Inhassoro, Panda, Zavala, Inharrime, Jangamo e cidades de Maxixe e Inhambane .
Em Sofala, o alerta vai para Machanga, Chibabava, Buzi, Dondo, Nhamatanda, Muanza, Gorongosa, Cheringoma, Marromeu, Maringue, Caia, Chemba e cidade da Beira.
As autoridades recomendam a tomada de medidas de precaução e segurança face ao fenómeno.
Face ao cenário, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) diz já ter preparado equipas e bens de primeira necessidade para a população.