É impossível transitar pelos desvios criados em alternativa à avenida Josina Machel, no bairro Machava sede, no município da Matola, devido a água das chuvas. Em consequência disso tem havido congestionamento na avenida das indústrias. Os Transportadores exigem intervenção urgente da Edilidade.
A nossa reportagem deparou-se com filas longas, nas primeiras horas deste sábado (25) foram marcadas por tráfego bastante intenso na avenida das indústrias, que atravessa os bairros Machava-sede e Liberdade, no município da Matola.
O mesmo sucede na Avenida Josina Machel. No entanto, naquela via a situação é pior devido às condições da via.
Os automobilistas questionam a qualidade das obras no município.
“Temos tantos engenheiros neste país. O que custa garantir estradas de qualidade, que durem uma vida. Está tudo mal”, disse um cidadão que não quis se identificar.
A situação dura há mais de um mês, desde que iniciaram as obras de reabilitação no chamado desvio da mafurreira, mas com a chuva fica mais difícil circular.
Ivan Nhamire, Transportador de passageiros disse que “fizeram um desvio e não se preocuparam em garantir a manutenção.
Todos os desvios criados estão intransitáveis. Os transportadores já somam prejuízos. Falam de longos períodos na estrada, perdem receitas e, mais do que isso, tem as viaturas constantemente em reparação.
A FEMATRO diz que já reclamou junto à edilidade da Matola e aguarda alguma reação, depois da promessa de repor os desvios, na próxima terça-feira (28).