Joaquim Chissano diz que só vai falar dos resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro depois do anúncio dos resultados pelo Conselho Constitucional. Para já, aguarda calmo e sereno.
O antigo Presidente da República reagiu assim à interpelação dos jornalistas, à margem das celebrações dos 20 anos do Conselho Constitucional, órgão a quem compete validar os resultados das eleições.
Mesmo em meio ao grande debate que se levantou após o anúncio dos resultados provisórios, em que os partidos da oposição contestam a vitória da Frelimo em 64 das 65 autarquias do país, Chissano disse que vai ficar em silêncio, neste momento, pois falar agora seria precipitar-se, o que ele não gosta de fazer.
“Sobre este assunto, vou começar a pensar nele depois de ouvir os resultados do Conselho Constitucional”, disse, para depois apelar: “Tenham paciência”.
Chissano diz ainda que os assuntos da Frelimo devem ser discutidos a nível interno e não fora. O antigo Presidente da República respondia assim a perguntas de jornalistas sobre os recentes pronunciamentos de membros do seu partido sobre o último processo eleitoral.
“Eu costumo discutir assuntos da Frelimo em sede própria, porque aqui estou a falar para a América, para a Austrália… eu quero falar com os moçambicanos e, sobretudo, com os membros da Frelimo, portanto não é aqui não tenho nada para discutir agora, principalmente aqui”, rematou antigo Chefe de Estado.