O País – A verdade como notícia

Chissano defende educação patriótica para acabar com a corrupção no país

Foto: O País

O presidente honorário da Frelimo, Joaquim Chissano, defendeu, esta quinta-feira, em Quelimane, que a educação patriótica pode combater a corrupção no país. Chissano disse, ainda, que as qualidades de Daniel Chapo mostram que tem capacidades para o efeito. O político, que também é antigo estadista de Moçambique, está na Zambézia, no processo da campanha eleitoral.

Joaquim Chissano reforça, desde esta quinta-feira até ao próximo dia 29 do mês em curso, a campanha eleitoral do partido Frelimo na província da Zambézia. Chissano quer vitória para o candidato Daniel Chapo e o seu partido, para que a Frelimo continue a conduzir os destinos do povo moçambicano. Durante a sua estadia nesta província do Centro do país, o político vai reunir-se com diversos estratos sociais, não só em Quelimane como nos distritos de Namacurra e Mocuba.

Porque a corrupção é um mal que enferma a sociedade moçambicana, e o candidato da Frelimo, Daniel Chapo, tem sido incisivo no seu discurso de campanha eleitoral, prometendo combater aquele mal se chegar ao poder depois das eleições do dia 9 de Outubro, questionámos sobre os caminhos que os líderes devem tomar para combater aquele mal, ou seja, o que é se impõe ao candidato da Frelimo, Daniel Chapo, se chegar ao poder no combate a aquele mal.

“No meu tempo, quando estive a dirigir o país, fizemos a descobertas das formas de como ocorre a corrupção. Fizemos isso com apoio das organizações internacionais e países amigos, o que nos levou a constituir o gabinete de combate a corrupção”, respondeu Joaquim Chissano, para quem todos aqueles esforços não são suficientes para combater aquele mal.

Para ele, precisa-se, sim, de avançar para a educação patriótica a todos os níveis. “Hoje os novos modelos de governação, os costumes de dar ao servidor algo, como gratidão por qualquer seja o serviço prestado, não servem. Portanto, temos de fazer muita educação para que saibam que, quando alguém ou o servidor público está a trabalhar, tem um salário que não precisa o utente trazer uma galinha para comprar serviços, pois os serviços são para os cidadãos”, disse.

Joaquim Chissano afirmou que Daniel Chapo é a aposta certa para desenvolver o país, combatendo cirurgicamente a corrupção.

“Será uma educação que será implementada por Daniel Chapo. As medidas administrativas também serão tomadas quando se impuserem, mas eu creio que uma força na educação patriótica, que não temos feito o suficiente, seria fundamental para estancar o mal. Com a postura do Chapo e com as lições que o partido Frelimo tirou durante estes anos de governação, penso que, de facto, algo vai mudar para positivo e os militantes da Frelimo vão ter prestar muita atenção”, disse a jornalistas Joaquim Chissano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos