A localização geográfica já não constitui uma barreira para a troca de experiências entre médicos do Hospital Central de Maputo e os especialistas chineses!
É que esta segunda-feira, o Hospital Oeste da China procedeu à entrega de equipamento informático que vai permitir que os especialistas chineses e moçambicanos discutam, à distância, o diagnóstico e tratamento de algumas doenças.
“O Hospital Central já teve a oportunidade de realizar três teleconferências com o hospital Oeste da China onde discutimos a abordagem a fazer a alguns doentes com muito sucesso”, disse Mouzinho Saíde
E o sucesso trazido por este equipamento não são somente para os pacientes, mas também para os médicos do Hospital Central de Maputo.
“Este equipamento é um produto valioso para os diferentes programas de formação médica especializada, pois vai proporcionar aos nossos residentes e diferentes profissionais da saúde uma oportunidade ímpar para interagir em tempo real com especialistas estrangeiros com maior confurto e segurança e partilhar as experiências com outras áreas”, acrescentou Nazira Abdula.
Mais do que o valor investido, o Governo chinês aponta os benefícios para a população como o maior ganho.
Actualmente está no Hospital Central de Maputo a vigésima segunda equipa técnica da China, composta por 12 médicos, no âmbito da cooperação médica entre os dois países.