O País – A verdade como notícia

Chega à Arábia Saudita navio com quase 2.000 pessoas retiradas do Sudão

Foto: Inforpress

Um navio com quase 2.000 pessoas a bordo que foram retiradas do Sudão, devido ao conflito no país africano, chegaram este sábado ao porto de Jeddah, na Arábia Saudita. A informação foi divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

De acordo com as autoridades sauditas, citadas pelo Notícias ao Minuto, esta é a maior operação de retirada de pessoas desde o início do conflito no Sudão. Em causa estão 20 cidadãos sauditas e 1.846 pessoas provenientes de cerca de 50 países

Entre os países com cidadãos que chegaram agora a Jeddah encontram-se, segundo a nota no Twitter do Governo saudita, Estados Unidos, França, Índia, Rússia, Turquia, Alemanha, Reino Unido, África do Sul ou Austrália. Foram também retirados elementos das Nações Unidas.

Desde o início das hostilidades entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido a Arábia Saudita surgiu como um dos principais actores responsáveis pela retirada de estrangeiros do país africano, principalmente por via marítima para o porto de Jeddah.

As autoridades sauditas estimam que 4.879 pessoas tenham deixado o país utilizando os mecanismos oferecidos por Riade, incluindo 139 cidadãos sauditas e 4.738 indivíduos de 96 países diferentes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos