O País – A verdade como notícia

Chapo e Mnangagwa defendem cooperação para enfrentar desafios económicos

Os Presidentes de Moçambique e Zimbabwe, reuniram-se, hoje, em Adis Abeba, à margem da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, para discutir o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países e povos. 

Durante o encontro, Daniel Chapo e Emmerson Mnangagwa enfatizaram a necessidade de estreitar laços de cooperação, reforçando as conexões entre os dois países, ambos membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Após a reunião, o Presidente da República, Daniel Chapo, sublinhou a importância do encontro para aprofundar os laços de amizade e cooperação entre os dois países. “Achámos que era muito importante fazer este encontro para estreitar cada vez mais as nossas relações de amizade e cooperação”, afirmou, destacando que o reforço das relações económicas, políticas, comerciais e diplomáticas foi um dos principais temas em discussão.

Os líderes reconheceram os desafios económicos enfrentados tanto por Moçambique quanto pelo Zimbabwe e defenderam a necessidade de desenhar estratégias conjuntas para promover o desenvolvimento. “O Zimbabwe tem desafios económicos para o desenvolvimento, nós também, Moçambique, temos os mesmos desafios, e como uma região da SADC há a necessidade de desenharmos estratégias para o desenvolvimento dos nossos dois países”, destacou Chapo.

A presidência rotativa da SADC, actualmente sob a liderança de Emmerson Mnangagwa, foi outro ponto central do diálogo. Ambos os líderes destacaram a necessidade de um alinhamento estratégico dentro da organização regional, visando fortalecer a cooperação e garantir o progresso da região como um todo.

O encontro entre os dois Chefes de Estado reforçou o compromisso de Moçambique e Zimbabwe com uma cooperação sólida e sustentável, baseada na fraternidade e na partilha de desafios e soluções. 

“Estarmos cada vez mais unidos, estarmos cada vez mais fortes, estarmos, portanto, cada vez mais relacionados como irmãos entre os dois países”, concluiu o Presidente Chapo, reforçando a importância da solidariedade regional para o crescimento e desenvolvimento mútuo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos