O País – A verdade como notícia

Chapo desafia novo Director-geral da SENAMI a desmantelar redes de falsificação de vistos 

O Presidente da República, Daniel Chapo, desafiou o novo Director-geral do Serviço Nacional de Migração a desmantelar as redes de falsificação de vistos, passaportes e Bilhetes de identificação, que, muitas vezes, tem o envolvimento de quadros da instituição. 

Chama-se Zainadine João Danani, antigo director-geral adjunto do Serviço Nacional de Migração, que foi promovido, nesta segunda-feira, à patente de comissário-chefe da Migração e empossado Director-geral do SENAMI. 

O Presidente da República quer que o novo homem forte da Migração tenha as atenções apontadas para o combate a imigração ilegal e aos crimes a ela associado.

“Referimos-nos, por exemplo, ao terrorismo e ao crime organizado transnacional, artes  que se manifestam através de raptos, de tráfico de drogas, de pessoas e de órgãos humanos, de extração ilegal de recursos da fauna e flora, do branqueamento de capitais, entre outros males que devem ser prevenidos e implacadamente combatidos. Com efeito, o primeiro passo para o combate desses crimes, passa por se barrar a entrada de seus praticantes no nosso país, através de uma actuação profissional e patriótica e de todos os moçambicanos e não só, principalmente, do SENAMI. Por exemplo, nos processos de emissão de documentos de viagem e de controle do movimento migratório, principalmente a emissão dos nossos passaportes”, disse o Presidente.

Combater a corrupção com o envolvimento de quadros da Migração é outro desafio.Lançamos este repto, porque temos informações de que alguns membros do SENAMI se envolvem em actos de corrupção, no processo de emissão de documentos de viagem e de residência de estrangeiros, bem como de entrada e permanência de cidadãos estrangeiros no nosso País. O que põe em causa a nossa independência nacional, a nossa soberania e a nossa integridade territorial”, acrescentou Daniel Chapo. 

Para além de acelerar a digitalização do controle das entradas e saídas do país, Zainadine Danani deve ainda melhorar as infra-estruturas da instituição. Como conhece a casa, Danani diz estar pronto para responder aos desafios impostos.

Danani substitui Mariano Arlindo, nomeado ao cargo de director-geral em Maio de 2024, pelo então Ministro do Interior, Pascoal Ronda.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos