O País – A verdade como notícia

Champions League: Benfica joga pelo play-off e Sporting pela qualificação directa

Quinze equipas já garantiram o apuramento, com Arsenal e Bayern de Munique a serem as únicas apuradas para os oitavos-de-final, antes da última jornada da fase de liga. Com quatro equipas eliminadas, a Jornada 8 terá 17 clubes a lutar pelas últimas vagas no play-off da fase a eliminar.

Com Sporting, de Geny Catamo, a ter assegurado a qualificação ao play-off, pelo menos, procura nesta jornada a qualificação directa para os oitavos-de-final, enquanto o Benfica tem teste duro frente ao Real Madrid, na busca de um lugar no play-off de apuramento aos “oitavos”.

Analisamos os principais factos e estatísticas de algumas partidas de destaque nesta que é a última jornada da fase da liga da Liga dos Campeões Europeus, com todos os jogos marcados para a mesma hora: 22h00 de Maputo.

 

Athletic Bilbau vs Sporting CP

O histórico de confrontos directos entre as equipas está empatado, com duas vitórias para cada lado. Ambas as equipas venceram em casa na terceira eliminatória da Taça UEFA de 1985/86 e nas meias-finais da Liga Europa 2011/12.

O Athletic Club perdeu apenas dois dos últimos dez jogos em casa nas provas da UEFA. O Sporting CP não venceu nenhum dos 14 jogos fora em competições da UEFA contra adversários espanhóis.

A equipa portuguesa também não vence há seis jogos fora da Liga dos Campeões, onde somou dois empates e quatro derrotas. Luis Suárez marcou quatro golos nos últimos seis jogos do Sporting CP na Champions League.

 

Benfica vs Real Madrid

As equipas defrontaram-se apenas três vezes em provas da UEFA: o Benfica venceu por 5-3 na final da Taça dos Campeões Europeus de 1962 e por um resultado total de 6-3 nos quartos-de-final da mesma prova em 1964/65, graças a um triunfo por 5-1 em Lisboa, a que se seguiu uma derrota por 2-1 em Madrid.

O Benfica venceu apenas três dos últimos 25 jogos europeus frente a equipas espanholas.

Se jogar, Nicolás Otamendi passa a somar 100 jogos na Champions League propriamente dita, marca anteriormente alcançada por apenas dois jogadores argentinos: Lionel Messi (163) e Ángel Di María (116).

José Mourinho, treinador do Benfica, comandou o Real Madrid entre Maio de 2010 e Junho de 2013, conquistando a Taça de Espanha em 2010/11 e o campeonato na época seguinte.

O Real Madrid está invicto nos últimos dez jogos em provas da UEFA contra equipas portuguesas, incluindo quatro vitórias consecutivas fora. Álvaro Carreras, defesa do Real Madrid, foi contratado pelos Merengues ao Benfica no último Verão, após 68 jogos e cinco golos pelas Águias entre 2024 e 2025.

 

Arsenal vs Kairat Almaty

O Arsenal é a única equipa a vencer os primeiros sete jogos na fase de liga da Champions League 2025/26. Desde a introdução da fase de liga na época passada, nenhuma equipa venceu os oito jogos.

Os Gunners somaram sete vitórias consecutivas pela primeira vez na história das competições da UEFA.

Desde a derrota por 1-0 com o Inter na Jornada 4 da edição 2024/25, o Arsenal venceu 11 jogos consecutivos na fase de liga e sofreu apenas quatro golos nesse período.

O Arsenal abriu o marcador nos sete jogos disputados esta época e marcou três ou mais golos nos últimos cinco jogos na competição.

O Kairat Almaty não vence há dez jogos nas provas da UEFA, somando três empates e sete derrotas.

 

Monaco vs Juventus

Monaco e Juventus defrontaram-se seis vezes nas competições europeias, sempre na fase a eliminar da Champions League: meias-finais de 1997/98, quartos-de-final de 2014/15 e meias-finais de 2016/17. A equipa italiana prevaleceu em todas essas ocasiões e venceu quatro dos seis jogos, contra apenas um triunfo do Monaco.

A equipa francesa perdeu apenas um dos últimos sete jogos caseiros na fase de grupos/fase de liga da Champions League e não sofreu golos nos últimos dois jogos em casa nesta competição.

A Juventus perdeu apenas três dos últimos 15 jogos nas competições da UEFA contra equipas francesas.

Os Bianconeri registaram três vitórias consecutivas na Champions League pela primeira vez desde que somaram cinco vitórias consecutivas nas edições de 2020/21 e 2021/22.

 

Borussia Dortmund vs Inter

Dortmund e Inter defrontam-se nas competições da UEFA pela primeira vez desde a fase de grupos da Champions League 2019/20, quando o Inter venceu por 2-0 em casa na Jornada 3, antes do Dortmund responder com uma vitória por 3-2 na Jornada 4.

O BVB perdeu apenas um dos últimos 21 jogos caseiros na Champions League.

Uma vitória do Dortmund será a sua 100ª na Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões.

O Inter perdeu cinco dos últimos seis jogos fora na fase de grupos/fase de liga da Champions League contra equipas alemãs, vencendo apenas um jogo.

Os Nerazzurri perderam três jogos consecutivos na mesma edição da Champions League pela primeira vez e uma derrota na derradeira jornada eleva esse número para quatro, algo que seria uma novidade.

 

Barcelona vs Copenhagen

O Barcelona está invicto nos últimos oito jogos europeus frente a equipas dinamarquesas, sofrendo apenas dois golos nesse período. Isto inclui os únicos encontros entre estas equipas, com o Barcelona a vencer por 2-0 em casa e a empatar 1-1 fora na fase de grupos da Champions League 2010/11.

A equipa espanhola marcou em 26 dos últimos 27 jogos na Champions League e nenhum dos seus últimos 42 jogos europeus terminou sem golos.

No verão de 2025 o Barcelona contratou Roony Bardghji ao Copenhagen, onde marcou 15 golos em 84 jogos ao longo de quatro temporadas.

O Copenhagen venceu apenas um dos últimos 16 jogos europeus frente a adversários espanhóis, mas essa única vitória aconteceu no encontro mais recente, por 3-2, na visita ao Villarreal, na Jornada 6.

O Copenhagen está invicto nos últimos três jogos na Champions League, igualando a sua maior sequência invicta na competição propriamente dita. Pode tornar-se no primeiro clube dinamarquês a alcançar 50 vitórias na Taça dos Campeões Europeus/Champions League.

Enquanto o seu pai, Henrik Larsson, jogou no Barcelona, entre 2004 e 2006, Jordan Larsson, do Copenhagen, fez parte dos escalões de formação do clube catalão.

 

Paris Saint-Germain vs Newcastle United

Os únicos confrontos entre as equipas em competições da UEFA ocorreram na fase de grupos da Champions League 2023/24, com o Newcastle a vencer por 4-1 em casa na Jornada 2, seguindo-se um empate a um golo em Paris na Jornada 5.

O Paris venceu cinco dos últimos sete jogos europeus contra adversários ingleses e está invicto nos últimos quatro.

A equipa francesa perdeu apenas dois dos últimos 18 jogos caseiros na fase de grupos/fase de liga da Champions League.

O Paris marcou quatro ou mais golos em três dos últimos quatro jogos em casa na fase de liga da Champions League.

O Newcastle venceu apenas um dos nove jogos fora em provas da UEFA contra equipas francesas.

 

Manchester City vs Galatasaray

Os únicos encontros do Manchester City com um clube turco em provas da UEFA foram contra o Fenerbahçe, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus de 1968/69, com a equipa de Istambul a apurar-se com um resultado total de 2-1. Já o Galatasaray está invicto nos últimos quatro jogos europeus frente a equipas inglesas.

Uma derrota do Manchester City marcaria a sua primeira série de derrotas consecutivas em casa na Champions League desde uma série de três jogos entre as épocas 2017/18 e 2018/19.

A derrota do Manchester City frente ao Leverkusen na Jornada 5 pôs fim a uma série de 23 jogos invictos em casa na fase de grupos/fase de liga da Champions League.

A equipa turca venceu apenas um dos últimos 12 jogos fora em competições da UEFA.

O Galatasaray precisa de dois golos para se tornar na primeira equipa turca a marcar 250 na Taça dos Campeões Europeus/Champions League.

 

Pafos vs Slavia Praha

Esta é a primeira vez que clubes do Chipre e da Chéquia se defrontam na Champions League propriamente dita.

O Pafos perdeu apenas um dos últimos dez jogos europeus em casa.

O Pafos venceu apenas um dos últimos oito jogos em competições da UEFA. O único encontro do Slavia Praha com uma equipa cipriota em provas da UEFA foi na fase de qualificação da Champions League 2017/18, quando foi eliminado pelo APOEL com um resultado total de 2-0.

A equipa checa não vence há 14 jogos nas provas da UEFA.

O Slavia Praha não vence há 18 jogos na Champions League propriamente dita desde a vitória caseira por 2-1 frente ao Steaua na Jornada 1 da sua campanha de estreia, em Setembro de 2007.

 

Napoli vs Chelsea

Os únicos encontros entre as equipas em competições da UEFA ocorreram nos oitavos-de-final da Champions League 2011/12, quando o Chelsea reverteu uma derrota por 3-1 na primeira mão, em Napoli, com uma vitória por 4-1 em Stamford Bridge, após prolongamento, para chegar aos quartos-de-final e eventualmente sagrar-se campeão.

O Napoli venceu oito dos últimos 11 jogos em casa em competições da UEFA contra equipas inglesas e perdeu apenas um dos últimos 20 jogos caseiros na competição no total.

Antonio Conte, treinador do Napoli, comandou o Chelsea entre 2016 e 2018, conquistando o título da Premier League em 2016/17 e a Taça de Inglaterra em 2017/18 durante as duas temporadas ao serviço dos ingleses.

O Chelsea venceu apenas dois dos 13 jogos fora em competições da UEFA contra adversários italianos, perdendo seis dos últimos sete.

A equipa inglesa perdeu apenas dois dos últimos 12 jogos na fase de grupos/fase de liga da Champions League e venceu 16 dos últimos 20 jogos nas provas da UEFA.

Nenhum dos últimos 55 jogos do Chelsea nas competições europeias terminou sem golos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos