O País – A verdade como notícia

HCM registou perto de 900 entradas durante o fim-de-semana longo

Foto: O País

Quarenta e duas pessoas deram entrada nos Serviços de Urgências do Hospital Central de Maputo, durante o fim-de-semana prolongado, vítimas de agressões físicas, e outras 72 por acidentes de viação. Entretanto, o director-clínico do HCM, Justino Madeira, fala de ligeira calma, quando comparado com igual período do ano passado.

Durante o fim-de-semana prolongado, o Hospital Central de Maputo recebeu perto de 900 pacientes nos Serviços de Urgências, contra 1200 em igual período do ano passado. Das entradas registadas, quatro resultaram em óbitos por doenças crónicas.

“Os pacientes que perderam a vida eram doentes crónicos que descompensam, receberam os cuidados de urgências necessários, mas não resistiram. Dos 871 pacientes que entraram, 682 entraram por doenças e 245 por traumas”, explicou Justino Madeira, director-clínico do Hospital Central de Maputo.

As entradas por acidentes de viação e  agressões físicas também marcaram os últimos três dias, na maior unidade sanitária do país.

“Em termos de agressões físicas, tivemos um total de 42 entradas, contra 53 em igual período do ano passado, e quanto aos acidentes de viação, tivemos 72 pacientes contra 80.”

Justino Madeira Madeira explicou, entretanto, que tem havido  redução de casos de trauma por acidentes de viação nos últimos três anos.

As informações foram partilhadas esta terça-feira, à imprensa, no balanço do fim-de-semana prolongado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos