O País – A verdade como notícia

Cerca de 80 crianças órfãs e vulneráveis poderão ser registadas

Para celebrar a quinzena da criança, terá lugar na feira de Hulene, acções de sensibilização para reflexão sobre o cumprimento e implementação dos direitos da criança na família, comunidade e na sociedade em geral.

O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, reconhecendo que o registo de nascimento é um dos primeiros direitos da criança, irá proceder o registo de cerca de 80 crianças órfãs e vulneráveis.

Haverá nas celebrações palestras sobre casamento prematuro e gravidez precoce, um dos problemas que afligem a criança moçambicana, principalmente nas zonas rurais.

Para Chance Briggs, Director geral da Save the Children em Moçambique, o início seguro para a protecção contra os males que acercam as crianças é garantindo que todas elas estejam devidamente registadas, permitindo que as entidades governamentais entre outras que trabalham em prol da criança possam melhor planificar e assegurar a sua assistência.

Moçambique comemora anualmente a Quinzena da Criança, que inicia no dia 1 de Junho, Dia Internacional da Criança e estende-se até ao dia 16 de Junho, Dia da Criança Africana.

A quinzena da criança comemora-se sobre os lemas “vamos pôr ponto final aos casamentos prematuros!” e “não deixemos nenhuma criança fora do desenvolvimento de África!”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos