O Createc 2.0, concurso voltado à indústria criativa e negócios digitais, já movimenta quase meia centena de jovens empreendedores entre criativos e especialistas em tecnologias de comunicação e informação. O projecto levado a cabo pelo Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) e o Gabinete para o Fomento Económico Moçambique-Alemanha, em parceria com MOZDEVS e Standard Bank, arrancou na última sexta-feira, na Cidade de Maputo.
Mais de 40 jovens juntaram-se para a primeira capacitação do projecto. Designado Bootcamp e Hackaton, o treinamento foi facilitado pela Flow Group. Essencialmente, os empreendedores estiveram expostos a metodologia de design thinking, de forma a poderem desenvolver melhor suas Start-ups, tendo em conta a importância da atitude para se atingir o sucesso.
Para o representante da Improriso, Leonel Mendes, um dos nove projectos que fazem parte do Createc 2.0, o Bootcamp foi muito crucial para desenvolver o seu projecto. Aliás, logo no primeiro dia, a visão do seu grupo mudou radicalmente. Mendes revelou que além de dar seguimento à sua proposta – um festival de comédia de língua portuguesa que pretendia envolver humoristas de Moçambique, Brasil, Angola e Portugal – preferiu tornar Improriso numa marca nacional.
A literatura no Createc 2.0 está representada pela Ethale Publishing, uma editora que está neste momento a desenvolver um aplicativo digital de leitura de livros de autores africanos em português, inglês e kiswahili. “Acreditamos que podemos ter aqui, no Createc, parcerias estratégicas com os desenvolvedores das TICs e com outros empreendedores”, secundou Lisandro Jordão.
Participaram ainda do Bootcamp projectos de música, dança e teatro.
Nos dias 15 e 26 de Novembro, as equipas voltam a juntar-se para ensaios de métodos de apresentação dos seus projectos aos potenciais investidores. A gala de apresentação final acontece no dia 28 de Novembro, na Incubadora do Standard Bank.