O País – A verdade como notícia

CDN introduz bilhetes electrónicos nos comboios de passageiros

O Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) vai introduzir, a partir do segundo semestre deste ano, a venda de bilhetes de forma electrónica para os utentes do comboios de passageiros, em todos troços onde a empresa opera, nomeadamente, Nampula-Cuamba, Cuamba-Lichinga e Cuamba- Entre Lagos, diz um comunicado da instituição.

A empresa vai adquirir um total de 23 máquinas de impressão de bilhetes que vão funcionando tipo POS, estes que serão distribuídas nas diferentes estações ferroviárias e nos comboios que fazem os trajectos onde a composição de passageiros da CDN opera, para fazer as cobranças.

Para facilitar o registo de dados no sistema de controlo central da empresa, a máquina de impressão de bilhetes foi programada para usar cartões de todas redes de telefonia móvel moçambicanas e tem autonomia para funcionar em offline para permitir que em zonas onde não haja sinais de rede, o processo de compra decorra normalmente.

Com este modelo de bilhete, elimina-se toda possibilidade de realização de viagens de pé e os supostos desvios que os utentes de passageiros se queixavam, principalmente, no troço Cuamba-Lichinga.

Isso porque, ainda de acordo com a instituição, com esta migração, todas as vendas no comboio de passageiros serão programadas envolvendo a atribuição de uma descrição que pode incluir, origem e tipo de destino, se é metade ou bilhete completo (caso de menores), preço, status fiscal, há um número específico de bilhete e indicação de assento do passageiro na carruagem.

“ Os bilhetes electrónicos vão facilitar e dinamizar o fluxo de venda dos bilhetes para o passageiro quer nas bilheteiras assim como durante o trajecto. Igualmente, irão facilitar a gestão do revisor a nível de controlo das carteiras que o mesmo era submetido a andar com elas em mão”.- disse Pino Santos, Gerente das operações ferroviárias da CDN, citado no comunicado.

A empresa refere que ao introduzir este sistema, seu maior desafio passa pela prestação de melhores serviços à população e garantir a segurança dos seus passageiros de comboio, pois, com este tipo de bilhetes, haverá certificação de autenticidade do bilhete garantindo assim assertividade nos preços, flexibilidade na sua aquisição, maior segurança e confiabilidade.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos