O País – A verdade como notícia

Catadores de lixo na Munhava, cidade da Beira, já têm máscaras de protecção

Em menos de 24 horas após “O País” reportar as precárias condições em que os catadores de lixo na Munhava, cidade da Beira, exercem a actividade, a edilidade e seus parceiros deslocaram-se imediatamente à lixeira com dezenas de máscaras caseiras e distribuíram aos visados, na manhã de hoje.

Para além da distribuição das máscaras, a edilidade e os parceiros colocaram na lixeira baldes com torneiras, água e sabão para os catadores higienizarem as mãos, conforme se recomenda nesta altura da pandemia do Coronavírus.

“Não encontrámos palavras para agradecer. Estamos muito felizes porque de ora em diante exerceremos a nossa actividade com segurança. Muitas vezes, consumíamos alimentos que alguns vendedores comercializam aqui para pronto consumo sem lavar as mãos, o que punha em risco a nossa saúde”, explicou Zeca Manuel, em representação dos catadores de lixo.

As autoridades estão a estudar formas de apoiar os catadores de lixo, particularmente as crianças, segundo deu a conhecer Manuel Machamba, funcionário dos Serviços Sociais do Conselho Municipal da Beira, que falava em nome da edilidade.

“Estamos em contacto com vários parceiros especializados em assistência social de modo a encontrarmos formas para apoiarmos estas crianças que todos os dias fazem-se a esta lixeira. Primeiro, vamos encontrar uma solução imediata para fazer face ao novo Coronavírus e, depois desta pandemia passar, procuraremos encontrar soluções robustas e definitivas para apoiar as crianças”, disse a fonte.

A assistência aos catadores de lixo por parte do Conselho Municipal da Beira conta com a Polícia da República de Moçambique (PRM) e haverá uma comissão para apoiar esta camada social.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos